sábado, 3 de dezembro de 2022

Os Eles

 



A idéia da banda "Os Eles" surgiu na Faculdade de Medicina da UFRGS; em 1982, quando o vocalista Leandro reuniu-se com alguns amigos para fazer rodas de som e animar os recreiso. Só que dos quatro amigos apenas o vocalista ficou para reunir os outros integrantes e iniciar um trabalho que hoje é conhecido em todo Estado e boa parte do resto do Brasil, e que resultou na gravação do LP "Às vezes se perguntam" o primeiro totalmente independente de uma banda de Porto Alegre. "Os Eles" estrearam oficialmente no espaço livre da Terreira da Tribo, em março de 85. Mas nessa época eles já tinham nas rádios uma fita com as músicas "R.U." e "Silicone". A primeira, uma pilhéria sobre o esquerdismo de uma gatinha universitária, virou sucesso imediato e a banda lotou o primeiro show. Uma surpresa que os levou a encarar a idéia a sério, sempre com dedicação e competência.

Não dá para desconhecer, hoje, o trabalho que eles vêm fazendo, tanto no esquema de divulgação promocional, como na produção de seu trabalho em shows e disco. "Os Eles" não brincam em serviço. E não se consideram mais um grupo de rock na efervescência nacional. "Não fizemos nada específico, aquela história de seguir uma linha, rotular o trabalho como X ou Y", dizem.

Quando se afirma que bebem de determinadas fontes, retrucam: "Na verdade nosso trabalho é bastante pessoal, não se identifica com nada que é feito no Brasil".

Unido o escracho, o humorismo musical ferino com alguns pontos de humor negro, a banda foi construindo um trabalho sólido e diversificado, passando por vários ritmos, enquanto as rádios abriam cada vez mais seus espaços. Conseguiram, logo após o lançamento do 1o. disco, colocar seis músicas em sucesso nas rádios FM de Porto Alegre, interior, e aos poucos conquistaram as rádios do centro do País.

Quanto ao disco, não pouparam esforços: montaram um esquema promocional, não tomaram conta dos gastos na produção, contrataram alguns dos melhores profissionais para as direções técnicas e de estúdio, e gastaram Cz$ 140 mil.

Fonte: O PIONEIRO (Caxias do Sul/RS), Caderno Sete Dias, 01 de Novembro de 1986, pág. 01

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...