sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Sobrenome Prass



 PRASS, PRASSE - Duas fontes que tenho convergem para o mesmo significado (GERULLIS, G. Die altpreussischen Orsnamen, 1922; PODEHL, Hans Georg. 4444 ostpreussische Namen prussisch erklärt. 1987) que é o seguinte: milhete, milho-miúdo, milho-alvo ou painço - isto é, plantas da sub-família Panicoideae. Em outros palavras, designa um agricultor que planta milhete (não é o nosso milho, que é originário das Américas).


A raiz semântica indica a palavra do antigo prussiano oriental "prassan", com o mesmo sentido.

Todavia, tem uma possibilidade que PRASS seja uma variante de BRASS. Isto pode ocorrer na área do baixo alemão (norte da Alemanha). Daí o significado seria bronze, possivelmente designando um latoeiro, um ferreiro que trabalha com metais leves. Essa concepção eu encontrei em Andreas Seidel.

Meu palpite é o seguinte: se a tua linhagem de PRASS remete à parte mais oriental do antigo Império Alemão, daí é mais provável que indique o significado prussiano. Se a linhagem provém mais da parte da Baixa Saxônia, Westfália, Hamburgo, ou mesmo a região renana, PRASS pode ser uma variante de BRASS.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...