terça-feira, 5 de novembro de 2019

Histórico do Município de Carlos Barbosa/RS


"Habitada por índios Kaigangs a milhares de anos, Carlos Barbosa recebeu os primeiros colonos alemães entre os anos de 1850 e 1860.

Alguns anos depois vieram os poloneses, seguidos por italianos, franceses e suíços. De todos estes povos, foram os italianos que predominaram e acabaram por determinar as características fundamentais do município.

Devido ao número do lote colonial onde a comunidade começou a crescer, a localidade foi chamada de 'Trinta e Cinco'. Apenas em 1910, com a inauguração da ferrovia, passou a ser chamada de Carlos Barbosa, em homenagem ao Presidente do Estado da época. Emancipada de Garibaldi em 1959, Carlos Barbosa mescla um forte respeito às suas raízes culturais com determinação para progresso que já é destaque em todo o Estado.

Com um potencial econômico que se destaca em vários países, Carlos Barbosa possui um grandioso setor de metalurgia com produtos na área de utilidades domésticas e brocas de metal, além de uma agropecuária altamente desenvolvida.

Nesta área rural, o município possui excelente infra-estrutura com propriedade trabalhando dentro dos mais modernos conceitos de tecnologia, tendo como produtos principais a exploração do gado leiteiro e derivados, e a cultura da batata.

Este quadro econômico ainda tem o destaque dos setores calçadista, moveleiro e artesanato."

Fonte: ATLÂNTICO (RS), 11 de Outubro de 1999, pág. 03
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...