segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Crime na Picada Bom Jesus


"O Jornal do Commercio de Pelotas refere o seguinte homicidio, perpetrado na colonia da picada Bom Jesus:

- A's 5 horas da tarde do dia 28 achando-se á porta de sua casa o colono Augusto Blanc a amolar um machado, aproximou-se d'elle Manuel Teca, e intimou-o a largar o trabalho, por que não era dia proprio de amolar machado.

Blanc, que não entendia o portuguez sem lhe prestar attenção, disse a sua mulher que tocasse o rebolo, e pacificamente proseguia na sua tarefa, quando Teca que se tinha apeado do cavallo em que viera montado sem dizer mais palavra, deu-lhe tres facadas nas costas, quebrando a faca ao ultimo golpe que descarregou na infeliz victima.

Aos gritos do ferido e de sua mulher, acudiram dous colonos que, depois de travarem lucta com o assassino, conseguiram amarral-o, indo logo buscar soccorros medicos e dar parte do occorrido aos outros colonos. Quando, porém, voltaram, já não encontraram mais o assassino que conseguira escapar-se.

Blanc a estas horas já deve ter succumbido aos ferimentos.

Sabemos que reina grande indignação entre os colonos, por este e outros factos identicos, e que se não se tratar da repressão, estão resolvidos a fazeram justiça por suas mãos.

O assassino mora distante do logar do crime, e consta-nos que se acha acoutado em casa de seu padrasto de nome Constantino de tal.

Dizem-nos que n'aquella picada não ha segurança alguma e que os infelizes colonos estão alli a mercê dos malvados, visto não haverem autoridade nem força publica que os contenha."

A FEDERAÇÃO (RS), 22 de Outubro de 1879, pág. 01, col. 07
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...