domingo, 21 de fevereiro de 2021

Visconde de Sabará



"Em Pelotas recebeu-se telegramma do Rio, a 21 do corrente, narrando o fallecimento, n'aquella capital, do venerando cidadão João Evangelista de Negreiros Sayão Lobato, ex-visconde de Sabará.

A um nosso collega do sul tomámos estas notas biographicas sobre o morto:

'O finado era formado pela faculdade de direito de S. Paulo e ministro aposentado do Supremo Tribunal de Justiça, do qual foi presidente.

Exerceu a magistratura na ex-provincia do Rio Grande do Sul, durante 20 e tantos annos, inclusive 7 annos como chefe de policia effectivo.

Representou no parlamento geral a mesma província, em mais de uma legislatura, tendo entrado em lista para senador duas vezes.

Filiado ao partido conservador, o dirigiu quanto retirou-se seu chefe Pedro R. Fernandes Chaves, então barão de Quarahy.

Aposentado em 1892, retirou á vida privada, não se envolvendo mais nas luctas partidarias; sem embargo, nunca deixou de prestar seu concurso ás questões de Estado, todas as vezes que era consultado pelos nossos estadistas.

Eis o homem, que, com 77 annos incompletos, deixou de existir, depois de consagrar toda sua actividade aos serviços da Patria, com aquella lealdade peculiar ao seu caracter."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 28 de Abril de 1894, pág. 02, col. 03
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...