domingo, 17 de fevereiro de 2019

Sobrenomes Hebraicos - Parte 01


1. Agmon - junco (família Juncaceae).

2. Aharoni, Aharon - filho de Aharon (Aarão) - sumo-sacerdote dos hebreus, irmão mais velho de Moisés, uma das principais figuras do Êxodo.

3. Akhiezer, Ahiezer, Ahi'ezer - filho de Akhiezer - nome bíblico que tem origem no filho homônimo de Amisadai, líder da tribo de Dã, mencionado várias vezes no Livro dos Números. Akhiezer é mais comum entre judeus da Rússia e Bielorrúsia.

4. Allon, Alon, Elon, Ilan - carvalho (gênero Quercus).

5. Almog, Almogi - coral (animal cnidário da classe Anthozoa).

6. Amiri, Amir, Amin, Amini, Emir - tem também origem persa e variantes árabes. É um nome masculino que significa "aquele que nunca morre".

7. Arad - bronze (liga metálica de cobre e estanho).

8. Arazi - junípero (Juniperus oxycedrus).

9. Asael - feito por Deus, criado por Deus, moldado por Deus.

10. Ashkenazi, Ashkenazy - judeu de origem alemã ou que vive na Europa Oriental e na Rússia. Ashkenaz foi um personagem bíblico, filho de Gomer, neto de Jafé e bisneto de Noé. Os descendentes de Ashkenaz foram identificados com os judeus que habitavam a Europa Central e Oriental pela tradição judaica medieval.

11. Ashlag - potassa (hidróxido de potássio). É uma dinastia hassídica fundada pelo rabino Yehuda Leib Haleivei Ashlag (1885-1954) de Varsóvia, Polônia.

12. Atzmon, Atzmona, Azmon - faz referência a Azmon, um local não identificado que marcava a porção ocidental da fronteira sul do território de Judá. É mencionado nos livros bíblicos de Números (34: 4-5) e Josué (15: 4).

13. Avram, Avramov, Avramovic, Avramescu, Avramenko - filho de Avram (Abrão) - que significa "pai exaltado". No caso, a raiz semântica desses sobrenomes é ainda o nome correspondente a Abrão e não Abraão.

14. Banai - construtor, pedreiro, arquiteto.

15. Bar-Ilan - filho das árvores.

16. Bar Zohar, Bar-Zohar -  filho do esplendor, filho da radiância.

17. Bar-Lev, Bar Lev - filho de coração, coração puro.

18. Barak, Barac, Barack - relâmpago.

19. Barkin, Barquín, Barquin, Bar Kohen, Bar-Kohen - filho de um Kohen ou Cohen (sacerdote israelita de uma das doze tribos).

20. Baron, Barron, Bar On - filho da força, filho do vigor.

21. Barzilai - filho de Barzilai. Nome bíblico que tem origem no gileadita homônimo de Rogelim que, durante a revolta de Absalao contra David, forneceu provisões para o exército do rei em Maanaim (2 Samuel 17: 27-29).

22. Behar, BeHar, Be-har, B'har, Bahar - nona semana do livro do Levítico, que começa no capítulo 25, versículo 1 e termina no capítulo 26, versículo 2. Está associada ao ciclo judaico anual da leitura da Torá. Este trecho diz respeito às leis do ano sabático e os limites da servidão por dívida.

23. Ben - um hipocorístico do nome Benjamin ou simplesmente com o significado de "filho de".

24. Ben Adam - filho de Adão.

25. Ben Asher, Asher, Ascher, Ashman - filho de Asher ou "filho das cinzas". Asher ou Aser é um dos doze filhos de Jacó, resultado de sua união com Zilpa, serva de Lia, e que nomeia uma das doze tribos de Israel.

26. Ben Gurion, Ben Gorion, Gurion, Gorion - de Gorion, um nome hebraico da época talmúdica.

27. Ben Haim, Ben Hayim, Bem-Chaim - equivalente ao nome português Benjamin. Significa "filho da vida".

28. Ben Yair, Ben Jair, Ben-Yair - filho de Jair - um dos juízes de Israel, sucessor de Tola, descrito no Livro de Juizes.

29. Ben-Ami, Benami - filho do meu povo.

30. Ben-Ari, Benari - filho de um leão.

31. Ben-David, Ben David, Bendavid - filho de Davi.

32. Ben-Dov - filho de um urso.

33. Ben-Zeev, Ze'ev, Zeev, Ze'evi, Zeevi - filho de um lobo; lobo.

34. Ben-Zvi - filho de um cervo.

35. Benacerraf, Ben-Aseraf, Ben-Ashraf - filho de um nobre.

36. Benhadad, Ben Hadad, Ben-Hadad, Benadad - filho de Hadad, nome comum na região da Palestina que significa "senhor" e também faz menção a um antigo deus sírio.

37. Bensaïd - filho de Said - nome masculino que significa "feliz, venturoso".

38. Bensoussan, Ben Soussan, Bensussan, Bensusan, Ben Sussan - sobrenome sefardita magrebino que significa filho de Soussan - este por sua vez derivado do hebraico shoshannah que significa lírio.

39. Chagrin - está associado com os judeus da França e significa melancolia, ansiedade, irritação, embaraço. Faz referência à Diáspora Judaica durante a Idade Média.

40. Chait, Khait - alfaiate.

41. Cohen, Kohen, Cahn, Coen, Cohan, Cohn, Kahane, Kahn, Kohn, Kagan, Kaganovich, Kogan, Kogen, Kogon, Kohányi, Cowen - sacerdote, rabino.

42. Dahan - aquele que cobre com óleo, aquele que unge, pintor.

43. Dayan - juiz religioso de um tribunal rabínico. É uma posição de muito prestígio social entre os judeus.

44. Dinur - aquele que vem da luz, aquele que provém do fogo resplandecente.

45. Drori, Derier, Deri, Drury, Derory - pardal (Passer domesticus).

46. Eldad - um personagem bíblico descrito no Livro de Números, juntamente com Medad.

47. Elharar, El-harar, Lhrar, Lehrer - sobrenome judeu marroquino que significa libertador.

48. Eliad, Eliade, Eliada - um personagem bíblico descrito como um dos filhos de David, que originalmente era chamado Beeliada.

49. Elon, Alon, Eilan, Eilon, Elan, Ilan, Ilon - nome e sobrenome hebraico que significa árvore ou carvalho (mais especificamente).

50. Ephron, Efron - um personagem bíblico descrito no Livro do Genêsis, filho de Zohar (conforme Gênesis 23: 9-20).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...