sábado, 6 de junho de 2020

Sobrenome Palhares


"PALHARES - Sobrenome português, com origem nas medievais habitações típicas dos camponeses da Península Ibérica. PALHAES é uma variante comum. PALHETA é o mesmo que palhoça, pequena cabana de palha."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 23 de Outubro de 1993, pág. 05

Sobrenome Hungria


"HUNGRIA - Sobrenome brasileiro. Tem origem nos irmãos húngaros João Carlos e Francisco Xavier Hofbauer, que chegaram ao Brasil em 1826. Os atuais Hungria descendem deles."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 15 de Maio de 1993, pág. 03

Sobrenome Corisco


"CORISCO - Primitivamente alcunha. Metonimicamente: 'aquele que é ligeiro como um raio'. Etimologicamente vem do latim 'coruscum': pequeno raio ou faísca elétrica, em tempo de trovoada; centelha que fuzila nas nuvens, sem trovoada."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 23 de Julho de 1991, pág. 02

Manoel Joaquim da Silva Novaes


"Registro mortuario

Em Pelotas falleceram: o cidadão portuguez Manoel Joaquim da Silva Novaes, de 50 annos de idade, empregado em um estabelecimento de xarqueada; victima de tuberculose pulmonar, a inditosa moça d. Etelvina Bernardina da Silveira, solteira, irmã dos nossos co-religionarios Bernardino, Annibal e João Bernardo da Silveira; no verdor dos annos, a joven Clara Ferreira Sandym, filha do sr. Manoel P. Barrozo."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 28 de Abril de 1892, pág. 02, col. 03
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...