sábado, 11 de setembro de 2021

Sobrenomes Poloneses - Parte 25

 



601. Cielesta, Cieleca - sobrenome metonímico que significa bezerro ou vitela. No contexto eslavo, é uma forma figurativa para homem sem energia, homem débil, homem fraco. Também pode ser um toponímico relacionado ao nome de lugar Ciele, encontrado nos antigos condados de Wielun e Bydgoszcz.

602. Cieniawski - sobrenome toponímico relativo aos seguintes locais: Cieniawa, no antigo condado de Gorybów; Cieniawy, no antigo condado de Brzeziny.

603. Ciepielewski - sobrenome toponímico relacionado aos seguintes lugares: a aldeia de Ciepielewo, no antigo condado de Makowski; Ciepielin, no antigo condado de Pultulsk; Ciepielów, nome de aldeia verificado nos antigos condados de Ilzec e Turki. A base etimológica da palavra está associada a ideia de calor, fogão, quentura.

604. Cieplinski - sobrenome toponímico relacionado a Cieplina, aldeia na comuna de Izbica Kujawska, distrito de Wloclawskie.

605. Cierpalek - doloroso, paciente, aquele que suporta algo, amargo, aquele que cede, aquele que permite. Provavelmente tenha uma conotação profissional, em referência a uma espécie de cinto usado em metalurgia.

606. Cierpikowski - sobrenome toponímico relacionado a Cierpice, nome de aldeia encontrado nos antigos condados de Inowroclaw e Torun.

607. Ciesek - sobrenome metonímico que significa aquele que trabalha com machado ou aquele que trabalha com martelo. Tende a identificar lenhador, carpinteiro ou serralheiro, porém o termo etimológico também é verificado historicamente em atividades de mineração. Pode ainda corresponder a pessoa com cicatriz.

608. Ciesielski - sobrenome relacionado a Ciesle - nome de aldeia observado na comuna de Patnów, no distrito de Wielkopolska; na comuna de Tarczyn, no distrito de Varsóvia; na comuna de Drobin, no distrito de Plockie. Tem correspondência também com os significados do item 607.

609. Ciesolka, Ciesólka - sobrenome metonímico que significa algo como produto de carpintaria, sendo por extensão, correspondente a carpinteiro.

610. Cieszynski - sobrenome toponímico relacionado aos seguintes locais: Cieszyn, uma cidade na Silésia e também uma aldeia no condado de Zamosc; Cieszyna, uma aldeia no condado de Jaslo; Cieszyny, uma aldeia no condado de Brodnica.

611. Cieslinski - sobrenome toponímico relacionado aos seguintes lugares: Cieslin, nome de aldeia observado nos antigos condados de Piotrków, Olkusz e Sierpc; Ciesle, nome de aldeia observado nos antigos condados de Plockie, Varsóvia e Wielkopolska. Também pode ser um metonímico para carpinteiro.

612. Ciesnik - sobrenome toponímico relacionado a Ciesnik, local encontrado no antigo condado de Sokolski. Também pode indicar coisa, pessoa ou lugar pequeno, ou algo figurativamente como magro, fino, apertado.

613. Ciezak - sobrenome metonímico que significa pesado, forte. Pode tanto indicar uma característica física quanto estar associado a um ofício profissional.

614. Ciezkowski - sobrenome toponímico relativo a Ciezków, nome de aldeia registrado nos antigos condados de Leczyca e Lódzki, ou a Ciezkowice, nome de aldeia encontrado nos antigos condados de Chrzanów, Grybowski e Kozle.

615. Cikacz - sobrenome metonímico que significa chiado, aquele que chia.

616. Cink - sobrenome patronímico do nome Trzcinek (=aquele que está em pé). Também um patronímico do nome Tynek, que é uma forma dialetal de Tymoteusz (Timóteo em português).

617. Ciniecki - sobrenome metonímico que significa aquele que trabalha com machado ou aquele que trabalha com martelo. Tende a identificar lenhador, carpinteiro ou serralheiro, porém o termo etimológico também é verificado historicamente em atividades de mineração. Pode ainda corresponder a pessoa com cicatriz.

618. Ciok - sobrenome patronímico do nome pessoal Ciok (=carinhoso, afável). Também pode ter o mesmo significado como metonímico ou invocar um tipo de atitude usada em caçadas. Outros significados: sufocar, sugar, provar.

619. Ciolczyk - obrenome metonímico que significa bezerro ou vitela. No contexto eslavo, é uma forma figurativa para homem sem energia, homem débil, homem fraco. Pode ainda ser uma palavra dialetal para gordo, pesado. Ou ainda aquele que trabalha laboriosamente. A questão deste sobrenome é que ele se inter-relaciona com várias bases etimológicas potenciais. Pode ainda ser um toponímico relativo a Ciolek, aldeia no antigo condado de Gostyn; Ciolka, nome de aldeia verificado nos antigos condados de Zamosc, Hrubieszowski e Sieradz; e Ciolki, no antigo condado de Sredzki.

620. Cionaka - sobrenome com várias interpretações etimológicas, sendo elas a seguir: sombra, lugar sombreado; plano do relevo que se destaca por ser mais escuro que os demais que o cercam; ; frio, frescor; reclusão, ocultação; alma, fantasma, espectro; coisa insignificante, frágil, pobre; infâmia; visão fotofóbica.

621. Cirocki - sobrenome metonímico associado a um verbo que significa esfregar, chafurdar ou rolar. Pode ainda significar órfão. Sobrenome de etimologia complexa.

622. Cisnowski - sobrenome toponímico relacionado a Cisna, aldeia no antigo condado de Lisko.

623. Ciszek - sobrenome metonímico que significa silencioso, calmo.

624. Ciszewski - sobrenome toponímico relacionado à aldeia de Ciszewo, na paróquia de Rajgród, comuna de Belda, distrito de Szczuczyn.

625. Citko - sobrenome patronímico do nome eslavo oriental Cit (significa nevoeiro; referência indireta ao aspecto dos cabelos loiros acinzentados). Também pode ser uma aliteração relativa a Zittau, na Alemanha, sendo portanto um toponímico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...