quinta-feira, 25 de abril de 2019

Histórico do Município de Gramado/RS


"Gramado era um ponto natural de repouso de tropeiros na dura subida do litoral para a serra, na porção nordeste do Rio Grande do Sul. A sua localização geográfica acabou atraindo as duas principais correntes migratórias europeias no século passado.

Hoje, Gramado é um dos principais centros de turismo do país, reunindo excelente hotelaria e gastronomia, belíssimos parques e mirantes, além de inúmeros e consagrados pontos de visitação. Suas praças e ruas floridas durante todo o ano emolduram uma arquitetura colonial e um rico calendário de eventos.

AS QUATRO ESTAÇÕES

Situada na Encosta Nordeste do Planalto Sul-Riograndense, a cidade se desenvolveu numa região de particular topografia alternando montes e platôs diante dos vales de rios sinuosos e do famoso Vale do Quilombo.

Nas últimas décadas quando as estradas asfaltadas tornaram rápidos e acessíveis os caminhos da encosta serrana, o turismo transformou a geografia numa grande atração para visitantes de todas as partes do mundo.

Toda a região serrana gaúcha é caracterizada pelo relevo acidentado com fortes declives entremeados por trechos planos, são os Campos de Cima da Serra interrompidos bruscamente pelos cânions e vales.

Numa latitude de clima temperado a 900 m de altura, este ambiente apresenta temperaturas abaixo de zero nos meses de Junho, Julho e Agosto. É quando ocorrem nevascas, Gramado se veste de branco e brincar na neve é mais uma atração.

A cerração ou névoa também é frequente criando a poética de um inverno verdadeiramente cinematográfico.

A primavera é uma festa colorida onde as hortênsias e azaleias têm papel garantido. No outono várias espécies vegetais assumem um tom avermelhado e folhas de plátano decoram o chão.

No verão a temperatura se mantém amena, em torno de 20oC com alguns dias quentes, mas com noites sempre agradáveis moderadas pelo ar das montanhas e dos bosques.

A mata nativa ainda é encontrada em diversos pontos e nos arredores e nela podemos observar exemplares de árvores centenárias, além de pássaros e animais de pequeno porte.

Respirar o ar puro é um momento comparável ao de vislumbrar belos e exóticos horizontes. E por um capricho da natureza, exatamente em Gramado é possível unir estas duas satisfações em momentos que ficam guardados na memória.

A TRADIÇÃO COMANDA O ESPETÁCULO

Há mais de 150 anos, levas de imigrantes alemães começavam a chegar ao Rio Grande do Sul e tinham o norte do estado como rumo. A existência de férteis vales com rios navegáveis e de uma região serrana, apresentando temperaturas mais baixas, estimulava os sonhos de construção de uma nova pátria.

Naquela época, as montanhas representavam um horizonte imaginário, a perspectiva de um futuro vitorioso e feliz.

Ainda hoje as casas de descendentes dos imigrantes alemães refletem este bem estar pelo asseio, pelo extremo cuidado no ajardinamento e pela arquitetura que, mesmo despojada e adaptada ao Novo Mundo, guarda traços de um estilo inconfundível.

Já os imigrantes italianos marcaram Gramado pela sua inata cordialidade cujo símbolo maior é o próprio vinho e a peculiar gastronomia que o envolve em adegas, cantinas e outros locais onde a confraternização sempre está presente.

Hoje Gramado congrega os traços marcantes destes dois povos naquilo que de melhor e mais genuíno podem oferecer ao visitante. E o resultado é de encher os olhos e acalentar o coração: mesas fartas e variadas com receitas tradicionais italianas e alemãs, hotéis e pousadas com ambientes aconchegantes junto à natureza, produtos artesanais feitos com talento e esmero, frutos de um verdadeiro estado de felicidade e satisfação."

Fonte: ATLÂNTICO (RS), 16 de Novembro de 1998, pág. 04






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...