segunda-feira, 1 de julho de 2019

Dom Pedro II em Pelotas em 1865


"S.M. o Imperador e SS. AA. os srs Conde d'Eu e Duque de Saxe partirão de Pelotas a 27, para Porto-Alegre, no vapor S. Miguel. A tal respeito, no Commercial se lê o seguinte:

'S.M. o Imperador, Suas Altezas e comitiva chegárão a 24, pelas 2 horas da tarde, ao Sangradouro; ao passar por Santa Izabel derão fundo os vapores de guerra que transportavão o sequito imperial, desembarcando S. Magestade e mais pessoas que o acompanhavão naquelle freguezia, sendo ahi enthusiasticamente recebido pelo povo, á frente do qual vinha grande numero de senhoras primorosamente vestidas e sob as impressões mais agradaveis de vivas, musica e foguetes, se dirigio á igreja, e após disso foi offerecido a S.M. o Imperador um excellente copo d'agua, que S.M. o Imperador se dignou agradecer, embarcando uma hora depois para Pelotas, onde chegou ás 7 horas da noite.

'S.M. o Imperador foi recebido nesta cidade com o maior enthusiasmo que é possivel imaginar, no porto de desembarque, além das autoridades e povo que o esperavão, estavão as senhoras mais gradas do lugar, e seguindo S.M. a pé até a cidade, encontrou esta primorosamente illuminada, sobresahindo a praça do mercado e theatro.

'O povo em massa não deixou durante a noite as ruas, bandas de musicca e um sem numero de foguetes abrilhantárão durante a noite a recepção de S.M. o Imperador.

'No dia 27 deve S.M. o Imperador seguir para a capital da província, onde se demorará de 3 a 4 dias, vindo depois para essa cidade.

'S.A. o Sr. Conde d'Eu chegou alguma cousa incommodado, porém sem que inspire cuidado."

Fonte: DIARIO DE SÃO PAULO (SP), 10 de Novembro de 1865, pág. 01, col. 02
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...