quinta-feira, 31 de março de 2022

Conflito na Serra das Asperezas



 - Sobre o conflicto que na Serra das Asperezas, 2o. districto de Piratiny, teve logar no dia 10 do corrente, que deu em resultado de uma morte e ferimentos gravissimos de diversas pessoas, eis as informações que foram ministradas ao Diario de Pelotas.

Alipio Manuel Lucas estava tapando um campo de sua propriedade, quando chegou João Bernardo da Silva acompanhado de diversas pessoas, a intimar a Alipio que não continuasse n'aquella tapagem.

Alipio declarou-lhe que tapava o que era seu, e que ia almoçar para continuar em seu trabalho.

Apezar de ameaçado por João Bernardo, Alipio voltou e principiou a trabalhar, quando viu João Bernardo, acompanhado por oito homens, dirigir-se a elle á meia rédea.

Ao apear-se, João Bernardo atira-se a Alipio de espada em punho, e este, que tambem estava armado, repelle com a espada que tinha; seu agressor lhe atirava; João Bernardo, que com a espada nada podia fazer, lança mão da sua, e, acto continuo, foram ellas desfechadas, resultando os ferimentos de Alipio e João Bernardo.

A gente de João Bernardo, em numero duplo da de Alipio, atira-se sobre a d'este, resultando do conflicto a morte de um filho de João Bernardo, ferimentos nos atacantes e atacados, ficando Alipio com 5 ou 6 ferimentos graves por armas de fogo.

A auctoridade policial de Piratiny tomou conhecimento do facto e prosegue em activas averiguações.

É para lamentar factos d'esta ordem, e energicas providencias precisam ser dadas, afim de que se não reproduzam, muito mais quando as questões que a elles dão lugar podem ser facilmente resolvidas pelos poderes competentes."

Fonte: GAZETA DE NOTICIAS (Rio de Janeiro/RJ), 10 de Julho de 1882, pág. 01, col. 02-03

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...