sexta-feira, 2 de setembro de 2022

A serpente marinha da baía de Along

 



A tripulação do navio de guerra francez Decidée notou, ha pouco, na bahia de Along, na Indo-China, a presença de um monstro marinho, que tinha cerca de trinta metros de comprimento. Era provavelmente a famosa serpente do mar.

O sr. Girard leu, na academia das sciencias de Paris, o relatorio, que, a respeito desse monstro, escreveu o commandante da Decidée, tenente L'Eost.

Esse official conta que a principio suppuzeram ser o monstro uma tartaruga gigantesca, da côr dos rochedos da costa, fluctuando na superficie das aguas.

Mas logo se viu o animal estender-se até o comprimento de trinta metros, mais ou menos, mergulhar por diversas vezes perto do navio para reapparecer do lado opposto, tornar á superficie, fazer subir de uma das extremidades do seu corpo a agua em fórma de vapor e por fim desapparecer dahi a dez minutos.

Tinha a pelle negra, cheia de manchas amarellentas; a cabeça, de coloração cinsenta e coberta de escamas, lembrava vagamente a de uma tartaruga. Tinha tres buracos no alto da cabeça, mas não emergia delles o alludido vapor de agua.

O sr. Girard notou que taes observacções estão de accordo com outras, anteriores, que foram feitas em 1897 nessa mesma bahia de Along pelo commandante Langreaille.

O sr. Edmundo Perrier accrescenta mais um testemunho. O almirante de La Bédollère no tempo em que commandava o Bayard, vio, nas aguas dessa mesma bahia de Along, dois desses animaes. Um dos officiaes de seu navio, filho do sr. Fernando Baissou, chegou a tirar uma photographia.

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 13 de Agosto de 1904, páag. 02, col. 05

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...