sábado, 22 de outubro de 2022

Sobrenome Romelau



ROMELAU - pode ser traduzido como "terra ou rincão" dos "romanos" (vale dizer, que os povos germânicos da Idade Média tinham a tendência de chamar qualquer um ao sul dos Alpes de "romano", sem necessariamente ser de Roma). Romelau é uma aldeia extinta que existiu até o século XIX no condado de Königsberg, no antigo Reino da Prússia. Hoje a área corresponde ao oblast de Kaliningrado e pertence à Rússia. 

Sobrenome Streck



STRECK - no alemão moderno, quer dizer literalmente "extendido, alargado". De acordo com Marko Meier, da Universidade de Leipzig, a hipótese mais aceita é que seja um sobrenome de origem profissional, identificado primeiramente com o ofício de "soprador de vidro", isto é, alguém envolvido com o trabalho de manejo do vidro artesanal. Também pode se referir a uma espécie de sapateiro ou uma função específica da aragem dos campos.


No mesmo trabalho, Meier considera que, também pode se referir a um morador de "um trecho", isto é, um camponês assentado entre dois campos aráveis.

STRECK, STRECKER, STRECKAU igualmente podem se referir a um toponímico relacionado à aldeia de Streckau, no sul da Saxônia-Anhalt - indicando alguém originário de lá.

Distribuição do sobrenome na Alemanha: http://wiki-de.genealogy.net/Streck_(Familienname) 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...