sábado, 1 de maio de 2021

Mister Pelé


 Vilson Couto, o “Mister Pelé”. 

Uma figura alegre, ímpar! Caricatura dele próprio! Assim foi, em intensa vida, de nosso popularmente conhecido “Mister Pelé”! 

Negro em movimento como poucos, vivia pulsante desde os áureos anos 80, quando já fazia imenso sucesso nas memoráveis “Festas Black”, promovidas pela saudosa “Transa Negra” e pelo “Studio 466” em Pelotas e região. 

Dançarino exímio, espelhava-se em ninguém menos que James Brown, para suas coreografias! Cantor de Reggae e RAP, lembrava pelo estilo e semelhança física, o cantor Jimmy Cliff, em apresentações irrepreensíveis! 

Mister, pela alegria e desprendimento, rompeu inúmeras barreiras e propagou a ‘Cultura Black’ especialmente periférica, mais do que qualquer outro em Pelotas e região. 

Um lutador! Homem trabalhador, honrado, comerciante inigualável! 

Uma referência. 

Homem negro que escolheu fazer da alegria seu talento e sua arma no embate cotidiano contra as agruras que tristemente ainda assolam a condição do ‘ser negro’. 

Inesquecível no coração de todos que perpassaram sua militância negra. 

Fonte: Ícones Inesquecíveis. Pelotas/RS: Conselho da Comunidade Negra/Prefeitura de Pelotas, 2019. (folder de divulgação cultural)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...