domingo, 24 de outubro de 2021

Sobrenomes Poloneses - Parte 46



 1126. Gargul - o mesmo que gárgula. Diz-se de uma pessoa de personalidade destruidora, irascível. Ou faz referência a local em que houve desmoronamento.

1127. Gari - sobrenome toponímico relativo a Gari (nome alemão Gahry), cidade na Baixa Lusácia.

1128. Garnek - sobrenome metonímico que significa panela, pote. Refere-se ao artesão que fabrica panelas, potes, vasos, vasilhas. Também pode aludir a uma espécie de forno de oleiro ou uma lareira central de uma antiga habitação eslava (tratava-se de um salão em que o fogo situava-se no centro). Por fim, um toponímico referente a Garnek, nos antigos condados de Novoradom e Sokolów.

1129. Garnicki - sobrenome metonímico que significa panela, pote. Refere-se ao artesão que fabrica panelas, potes, vasos, vasilhas. Também pode aludir a uma espécie de forno de oleiro ou uma lareira central de uma antiga habitação eslava (tratava-se de um salão em que o fogo situava-se no centro). Por fim, um toponímico referente a Garniec, na Pomerânia.

1130. Garstka - sobrenome metonímico que significa punhado. Faz referência à pessoa pequena, pessoa diminuta.

1131. Garula, Garus - uma espécie de forno de oleiro ou uma lareira central de uma antiga habitação eslava (tratava-se de um salão em que o fogo situava-se no centro). Também um patronímico do nome medieval alemão Gara (Garus em latim).

1132. Gasinski, Gaszynski - sobrenome toponímico relacionado à aldeia de Gaszyn, no antigo condado de Wielun, comuna de Kurów, freguesia de Wielun; ou a Gaszyniak, no antigo condado de Koscielski. Por fim, um patronímico da forma curta Gasz, este por sua vez derivado do nome Gawel, que corresponde ao nome latino Gallus.

1133. Gaub - sobrenome metonímico de etimologia alemão para talento, por extensão, talentoso, especialista, perito, que se destaca. Também pode ser um patronímico do nome masculino homônimo.

1134. Gawalkiewicz, Gawelczyk, Gawlik, Gawrys - sobrenome patronímico dos nomes masculinos Gawel, Gawal, Gawalek e Gawalko, todos correspondentes ao nome latino Gallus e ao nome céltico Calleh. Também pode derivar de uma palavra dialetal para timoneiro, condutor de barco.

1135. Gawdzik - sobrenome patronímico do nome Gaudenty (Gaudêncio em português).

1136. Gaweda, Gawedzki - sobrenome metonímico que significa poeta ou contista. Também tem o sentido pejorativo de falador, enrolador, aquele que seduz com as palavras, vigarista. Por fim, um toponímico relacionado a Gaweda, em Kamienna.

1137. Gawlowski - sobrenome patronímico dos nomes masculinos Gawel, Gawal, Gawalek e Gawalko, todos correspondentes ao nome latino Gallus e ao nome céltico Calleh. Também pode derivar de uma palavra dialetal para timoneiro, condutor de barco. Por fim, um toponímico relativo a Gawlów, registrado nos antigos condados de Sochaczew, Novoradomski e Bochnia, ou a Gawlowo, no antigo condado de Plonsk.

1138. Gazda - sobrenome metonímico que significa fazendeiro, camponês, agricultor que é proprietário da terra. Também tem o sentido de marido.

1139. Gadek - sobrenome patronímico do antigo nome eslavo Gadek ou Gedek.

1140. Gadlowski - sobrenome toponímico relacionado a Gandlow, cidade na região da Vármia, na antiga Prússia; ou a Gadlau, no antigo condado de Olsztyn.

1141. Gasiorowski - sobrenome toponímico relacionado a Gasiorowo (nome alemão Gonschorowen), cidade na antiga Prússia.

1142. Gaski - sobrenome toponímico relativo a Gaski (vários locais na Polônia). Também um patronímico do nome antigo Gasek ou Gaska. Por fim, uma forma para ganso, em referência ao modo de andar ou em alusão a pessoa espalhafatosa. 

1143. Gbiorczyk, Gbur - sobrenome metonímico que significa valentão, homem rude, grosseiro.

1144. Gdaniec - sobrenome toponímico relacionado a Gdansk, a mais importante cidade do antigo Ducado da Pomerânia.

1145. Gdula - um tipo de pão com sementes. Referência a um padeiro ou pessoa com sardas. Também uma variedade de planta da família das prímulas. Por fim, um toponímico referente a Gdola, no antigo condado de Chelm.

1146. Gebhardt - sobrenome patronímico do nome alemão Gebhardt.

1147. Gedek, Gedig, Gediga - sobrenome patronímico da forma Gedek (não confundir com o item 1139), que é um hipocorístico do nome Gideon (Gideão em português).

1148. Geisler - sobrenome metonímico originário da Alemanha Medieval Oriental e da Silésia para comerciante de gado ou açougueiro. Historicamente, uma espécie de açougueiro rural que vendia grandes peças de carne de gado para armazenamento no inverno.

1149. Gembki - sobrenome metonímico que significa boca, por extensão, aludindo a uma característica da boca da pessoa (grande, pequena, grandes lábios, herpética, etc.).

1150. Gembucki - sobrenome patronímico da forma Gebuk, hipocorístico do nome Geba.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...