sexta-feira, 27 de outubro de 2017

João Chaves Campello


Por Fernando Osório

"Pelotense de coração, esse querido e abnegado médico, liberal militante e ardoroso, nasceu a 12 de março de 1838, no município de Herval, vindo para a nossa cidade com a idade de 5 anos. Aos 24 formou-se, após brilhante curso, na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Regressando a Pelotas, casou-se aqui com a Exma. Sra. D. Maria Crespo Campello. 

Em 1870 seguiu para Paris onde cursou a Escola de Medicina e frequentou diversos hospitais, especializando-se em cirurgia geral. Voltando a Pelotas, filiou-se ao Partido Liberal, conquistando a chefia do mesmo. Como médico, acompanhou o Gal. Osório, ferido, ao Rio de Janeiro.

Foi durante três quatriênios presidente da Câmara, sendo o iniciador do calçamento da cidade, em meio a grande oposição. Foi deputado provincial e, em 1878, eleito Vice-Presidente da Província, assumiu a 10 de fevereiro de 1878 a Presidência do Rio Grande do Sul. Nesse caráter, doou à Biblioteca Pública (da qual foi aclamado Sócio Benemérito) e Câmara Municipal os terrenos em que atualmente estão situadas. 

Figurou na chapa de senadores do Império e na de deputados gerais. Por muitos anos desempenhou a função de venerável da Maçonaria. Foi o 1o. presidente da 'Escola Elyseu Maciel', em Pelotas. Como presidente do 'Asilo de Órfãs' contratou para o mesmo as beneméritas Irmãs de Caridade que, ainda hoje, são as abelhas da caridade nesse estabelecimento.

Faleceu no Rio de Janeiro a 21 de abril de 1894, quando se preparava para entrar em concurso, na seção de cirurgia geral da Faculdade de Medicina. Era membro titular do Instituto Farmacêutico do Rio de Janeiro (1o. de outubro de 1861) e membro correspondente da Societé de Médecine-Pratique de Paris (20 de maio, 1870)."

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...