segunda-feira, 12 de março de 2018

Gervasio Alves Pereira


Por Fernando Osório

"Nasceu em Pelotas em 3 de novembro de 1842 e aqui faleceu a 19 de março de 1909. Formou-se em Medicina na Faculdade do Rio de Janeiro, no ano de 1867. Ainda estudante dos últimos anos de Medicina interrompeu o seu curso para servir como médico da Armada na Guerra do Paraguai, pelo que foi condecorado pelo Imperador, como oficial da Ordem da Rosa.

Fêz os seus primeiros anos de clínica da Cidade de Bagé, onde casou-se em 1870 com D. Maria Cecilia Tavares Pereira, filha dos Viscondes de Cêrro Alegre. Em 1878 transferiu a sua residência para Pelotas, onde clinicou até o ano da proclamação da República. Foi membro do Partido Conservador até o ano de 1888, quando filiou-se ao partido republicano de Pelotas. Proclamada a República em 15 de novembro de 1889, fêz parte do triunvirato que administrou nos primeiros tempos a municipalidade de Pelotas.

Foi depois eleito deputado à Constituinte do Estado do Rio Grande, onde foi escolhido para Vice-Presidente da Mesa de que era Presidente o Dr. Carlos Barbosa. Mais tarde foi durante várias sessões orçamentárias eleito Presidente da Assembléia até o ano de 1895. Foi o primeiro Intendente de Pelotas, nomeado pelo Dr. Julio de Castilhos, logo após a proclamação da Constituinte do Estado.

Em 1895 introduziu no Rio Grande do Sul o primeiro plantel do gado puro-sangue Durham, que adquiriu na República Oriental do Uruguai, para sua estância do Tigre no município de Bagé e daí em diante dedicou-se sempre até a sua morte ao aperfeiçoamento das raças bovinas, ovelhuns e cavalares daquela estância."

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...