segunda-feira, 15 de março de 2021

Ataque à vila de São João do Duro


"Por proprios chegados da campanha, o
Diario Popular de Pelotas teve noticias da marcha tomada pela horda de maragatos, que, ha dias, passou por Cangussú.

Vadeando o rio Camaquam, esses faccinoras puzeram á saque a villa de S. João do Duro, onde commetteram as maiores atrocidades, degollando inofensivos cidadãos, que arrancaram do seio de suas familias.

E, não contentes de tantos horrores, os miseraveis apoderaram-se de algumas senhoras e conduziram-n'as para o seu acampamento, onde, sem duvida, as sujeitaram aos mais ignobeis tratos, sem respeito ás lagrimas das victimas, que viam assim ultrajado o seu pudor.

Retrocedendo, por lhes constar a approximação de forças nossas, voltaram novamente em direcção á Cangussú, sendo, n'esse trajecto, vivamente hostilisadas pela brigada do coronel Savaget, que logrou alcançar-lhe a retaguarda, uma legua distante d'aquella villa, fazendo-lhes algumas baixas e apprehendendo-lhes cerca de quatrocentos cavallos.

Á vista da decisão da força republicana, os bandidos mudaram de direcção, seguindo para a Coxilha do Fogo.

Faltam pormenores, que o collega pretende aguardar, para, mais detalhadamente, narrar a passagem d'esses perversos assassinos, que a sanha dos inimigos da Patria lançou contra a familia rio-grandense."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 04 de Março de 1895, pág. 01, col. 02


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...