sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Sobrenome Robalo


"ROBALO - Sobrenome português, usado primitivamente como alcunha. É nome de um peixe. É considerado uma corruptela de REVALOS. A origem da linhagem está na região espanhola de Biscaia."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 22 de Janeiro de 1994, pág. 03

Alclides Chiaradia


"Falecimento

A 7 do corrente, faleceu nesta cidade o jovem Alclides Chiaradia, filho do sr. João Chiaradia.

O extinto que empregava a sua atividade no comércio desta praça, era aqui muito estimado.

O desparecimento de Alclides foi aqui muito sentido principalmente no vasto círculo de seus amigos.

Aos atos funebres compareceu elevado numero de pessôas."

Fonte: A E'POCA (Caxias do Sul/RS), 13 de Novembro de 1938, pág. 04

Tio Cândido - o curandeiro de Encruzilhada do Sul


"Encontrámos na Encruzilhada de 25 do passado:

'Pedimos providencias a quem competir, para o facto que vamos expôr e que depõe muito contra nosso fóros de civilidade. Ha neste municipio, e para os lados de Camaquam, um negro mina, que se diz curandeiro, feiticeiro, adivinho e parece-nos até que suppõe-se infallivel. Abusando da credulidade de muitas pessoas fracas e ignorantes, tem receitado medicamentos venenosos a uns, tirado feitiços a outros e cantado a nigromancia aos incautos, que vão pagando regularmente o que lhes é exigido, e deixando um triste attestado de sua lastimosa estupidez.

O tio Candido, que assim se chama o celebre feiticeiro, tem extendido sua clinica até dentro d'esta villa, cujo cemiterio já guarda os restos d'uma de suas victimas; e não satisfeito, ainda agora, traz a parda Clara em quasi estado de loucura. É o caso que, Clara sentindo enxaquecas de dores de cabeça, mandou consultar o adivinho, o qual responde ser uma grande obra que ella tinha nos miolos, e que esta, quando se enroscasse, levaria a pobre Clara á sepultura; assim é que a doente ouviu o canto do reptil na cabeça e está em vésperas de perder o juizo. Aconselhada, a infeliz vai pedir soccorro ao bandido do negro, que lhe dá 4 garrafas de beberagem, pelo insignificante preço de 16$000 cada uma!!

Ora, como são repetidos estes factos, pedimos á auctoridade competente para tomar cobro de semelhantes abusos d'um individuo digno de figurar em exposição nas grades da cadêa."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 10 de Novembro de 1891, pág. 02, col. 01
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...