sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Sobrenome Tedim


"TEDIM - Sobrenome português patronímico. Vem de 'Tedini', genitivo de 'Tedinus', que se deriva de 'Theodo'. Significa 'senhor ou príncipe'."

Fonte: A FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS),  30 de Março 1994, pág. 13

Sobrenome Távora


"TÁVORA - Do latim 'Tabora', que é nome de um rio.

Vem de Dom Rausendo, bisneto do rei Dom Ramiro II de Leão pela linha do Infante Alboazor Ramires, seu filho. É seu solar o Castelo de Távora, na província de Entre-Douro-e-Minho, donde tomaram o apelido, sendo o primeiro que se acha com ele, Dom Pedro Pires de Távora, filho ou neto de Dom Pedro Ramirez, fundador do mosteiro de São Pedro das Águias."

Fonte: A FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS),  30 de Março 1994, pág. 13

Visconde de Jary


"Falleceu, na capital federal, o visconde de Jary (João Baptista Gonçalves Campos), ministro aposentado do supremo tribunal de justiça e grão-mestre adjunto da maçonaria brasileira.

Nomeado desembargador da relação do Maranhão, foi removido para a d'esta capital, e d'ella foi presidente.

D'aqui foi para procurador da corôa da relação da côrte, da qual passou para ministro do supremo tribunal de justiça, cargo no qual foi aposentado em virtude da lei.

Foi membro da assemblea provincial do Pará e presidiu o Estado, então provincia das Alagoas, sendo condecorado com o officialato da ordem da Rosa, por ter organisado e feito seguir para a campanha contra o governo do Paraguay, um corpo de voluntarios.

Foi agraciado com o título de barão e depois o de visconde de Jary com grandeza.

Foi um dos primeiros que em 1870 libertaram todos os escravos que possuia, em numero de 20."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 30 de Maio de 1890, pág. 01, col. 04


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...