terça-feira, 4 de abril de 2023

Arthur de Lara Ribas



"Effectuou-se hontem, ás 8 horas da manhã o enterramento do inditoso tenente do 28o. batalhão de infantaria Arthur de Lara Ribas, fallecido a 10 do corrente, em consequencia de uma sincope cardiaca.

O corpo foi conduzido do hospital militar para a igreja dos Passos e de lá para o cemiterio, sendo acompanhado pelo commandante da 1a. brigada, coronel Tupy Caldas com o seu estado-maior, officialidades do 25o., 28o., 13o. e 30o. batalhões.

Sobre o caixão foram depositadas as seguintes grinaldas: 1 mandada pela familia do morto, 2 pela officialidade do 28o. e outra pela do 30o. batalhão.

Prestou as honras funebres ao ato uma guarda do 13o. batalhão de infantaria commandada pelo tenente Fontes.

Arthur de Lara Ribas era casado em Rio Pardo, como já dissemos, com a exma. sra. d. Izolina Barreto, filha do nosso amigo Joaquim da Silva Barreto: ficaram na orphandade três crianças.

Nasceu em 1858.

Assentou praça no exercito, como cadete, em 19 de abril de 1875.

Foi promovido a alferes em 17 de junho de 1887 e a tenente em 23 de julho de 1894.

Era um abnegado republicano. Bateu-se durante toda a revolução pela causa da legalidade.

A 15 de março do anno passado, commandado uma força expedicionaria composta de 30 praças do 25o. batalhão de infantaria, de 40 do 44o. da guarda nacional e da guarda municipal de Caxias, travou renhido combate com o inimigo, no campo do Raposo, em Cima da Serra, das 8 horas da manhã ás 6 da tarde, desalojando-o das posições e causando-lhe perdas.

Ahi foi ferido o bravo official, baixando ao hospital. Fazia então parte, o tenente Ribas, das forças commandadas pelo intrepido capitão Chachá Pereira."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 12 de Outubro de 1895, pág. 02, col. 02
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...