sábado, 9 de maio de 2020

Famílias nobres da Espanha - Parte 22


Livre adaptação da obra: PIFERRER, Francisco. Nobiliario de los Reynos y Señorios de España. Madrid: La Redaccion, 1857. 

Fontes consultadas para adições: https://es.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Portada
https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal

421. Aguilar y Córdoba

A linhagem tem origem no adalid Domingo Muñoz, do exército de Fernando III de Castela (reinado de 1217 a 1252), que participou da conquista de Córdoba (1235). Tendo estabelecido-se na Extremadura, onde recebeu propriedades e títulos, e tomou assento na casa de Aguilar y Córdoba, incorporando o topônimo ao sobrenome.

422. Durango

A primeira linhagem tem origem na vila homônima situada nas proximidades de Bilbao, em Biscaia.

423. Durango

A segunda linhagem desenvolve-se em torno da cidade de Baeza, na Andaluzia, durante o século XIII, com as guerras de Reconquista Ibérica. As ramais e solares estabelecer-se-ão em vários núcleos na Andaluzia, Aragão, Múrcia e Extremadura.

424. Juara

A linhagem tem origem numa família de infanções que participaram da conquista de Baeza em 1227, na expedição liderada por Lope Díaz de Haro, conde e senhor de Biscaia. São estabelecidos inicialmente na Andaluzia.

425. Gaona

O solar primitivo desta linhagem foi na localidade homônima, na província de Álava, no País Basco. Há muitas ramais desta linhagem, principalmente durante o período da Reconquista nos séculos XIII e XIV.

Juan Ruiz de Gaona foi embaixador de Castela na corte de Afonso IV de Aragão (reinado de 1327 a 1336) e também cavaleiro real de sua pátria. Já no ano de 1335, conta-se Logroño Rui Díaz de Gaona atingiu o posto de capitão-general do exército castelhano.

Pedro de Gaona foi iniciador da linhagem desta alcunha na Colômbia em 1608.

426. Ledesma

A linhagem tem origem na região histórica conhecida como Tierra de Ledesma, na província de Salamanca, em Leão.

427. Montenegro

A linhagem tem origem num cavaleiro que fez parte da expedição comandada por Lope Díaz de Haro, conde de Biscaia, e que conquistou a cidade de Baeza, na Andaluzia. Por isto, esta linhagem especificamente é andaluza.

Vale lembrar que os Montenegro procedem originalmente da Galícia.

428. Prieto

Outra linhagem que surge entre os comandados de Lope Díaz de Haro, conde de Biscaia, que conquistou Baeza, na Andaluzia, em 1227.

429. Cala

Linhagem com origem na Andaluzia.

430. Bazan

A linhagem tem origem na casa de rico-homens da localidade de Bazan, no vale de Bastan, no antigo Reino de Navarra, durante o reinado de Garcia IV (de 1134 a 1150), que foi instituída em 1135.

Desta linhagem descendem os marqueses de Santa Cruz.

Variantes: Bastan, Baztan.

431. Beasqui

A linhagem tem origem no País Basco, onde outrora esteve erigido o palácio desta alcunha.

432. Arrastia, Arscia ou Arrastria

A linhagem tem origem no País Basco.

433. Mazarizqueta

A linhagem tem origem no País Basco.

434. Cerdan

A linhagem tem origem em Aragão, onde foi muito prolífica durante a Baixa Idade Média. Juan Jimenéz de Cerdan foi embaixador de Afonso V de Aragão (reinado de 1416 a 1458) junto às Cortes de Zaragoza e foi jurista do reino. Uma ramal importante deste sobrenome assentou-se na vila de Tudela, em Navarra.

435. Arrue

A linhagem tem origem no antigo Reino de Navarra.

436. Oriz

A linhagem e seu primitivo solar são da localidade homônima, no antigo Reino de Navarra.

437. Larrain

A linhagem e seu primitivo solar da localidade homônima, no antigo Reino de Navarra.

438. Chassari

A linhagem tem origem no antigo Reino de Navarra.

439. Orozbetelu

A linhagem tem origem no antigo Reino de Navarra.

440. Arrieta, Arieta ou Arleta

Na província de Álava, no País Basco, outrora houve o palácio desta linhagem, que fez parte ativa da nobreza terratenente de Navarra.

Sobrenome Murgel


"MURGEL - Sobrenome português, primitivamente alcunha: moreno, de pele escurecida ou parda; ou ainda, de cabelo castanho escuro."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 01 de Outubro de 1993, pág. 02

Sobrenome Gorjão


"GORJÃO - Primitivamente alcunha. Aumentativo de gorja, isto é, goela, pescoço. Portanto, goela ou pescoço grande. Provém do termo francês 'gorge', com o mesmo significado."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 04 de Junho de 1992, pág. 02

Sobrenome Bandarra


"BANDARRA - Primitivamente, usado como alcunha. Significado - 'indivíduo que frequenta ajustamentos festivos; homem ocioso, vadio; mandrião'. Como nome provavelmente é anterior ao Império Romano. Etimologicamente, provém de 'Banda', termo italiano, e que significa 'tropa congregada ao redor de um sinal'. Do gótico 'Bandwa' - 'sinal'.

Gonçalo Annes Bandarra foi poeta e sapateiro português, nasceu em Trancoso, em 1500. Faleceu em Lisboa em 1556. Suas trovas tinham sabor profético, que lhe valeu processor e fama. Depois de 1640, suas predições se tornaram quase sagradas."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 22 de Julho de 1990, pág. 03

Joaquina Carolina Rocha


"Hoje falleceu a exma. sra. d. Joaquina Carolina Rocha, viuva do cidadão José da Rocha Fernandes; era mãi de José da Rocha Fernandes e sogra de Theotonio Mariante, ambos nossos co-religionarios.

- A encommendação se effectuará amanhã, ás 8 horas, na capella do Senhor dos Passos."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 15 de Agosto de 1891, pág. 01, col. 02
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...