terça-feira, 2 de junho de 2020

Sobrenome Paes


"PAES - Sobrenome português. Na língua espanhola existe a forma PAEZ. Paes é um patronímico associado ao nome Paio (forma arcaica do nome masculino Paulo), mas também ao nome Pelágio. Paes é um sobrenome muito antigo, remontando ao século X."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 15 de Outubro de 1993, pág. 02

Sobrenome Henriques


"HENRIQUES - Sobrenome patronímico português. É uma variante de HENRIQUEZ - forma arcaica do patronímico de Henrique.

Os Henriques vem de Dom Fernando Henriques, neto de Dom Henrique II, rei de Castela. São cabeças deste apelido os Senhores das Alcáçovas."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 15 de Maio de 1993, pág. 03

Sobrenome Barroso


"BARROSO - Toponímico. Apresenta dois significados principais: local em que há muito barro e pessoa que tem barros (espinhas) no rosto. Dom Egas Gomes Barroso foi o primeiro que assim se chamou na terra de Barroso, junto ao Reino da Galícia. Em Portugal, o primitivo solar veio a ser edificado no Concelho de Regalados.

Barroso apresenta outros significados: cor de pelo de animal; lixa de lei; cigarro de palha de milho; uma espécie de tubarão, etc.

Personalidades: Almirante Barroso, denominação pela qual ficou conhecido Francisco Manuel Barroso da Silva, Barão do Amazonas, vencedor da Batalha Naval do Riachuelo (1804-1882). Gustavo Dodt Barroso, escritor, advogado e politico brasileiro, da Academia de Letras, nascido em 1888; Joaquim Antônio Barroso Neto, compositor e pianista brasileiro (1881-1941)."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 19 de Agosto de 1990, pág. 03

Isabel Virgínia de Oliveira Furtado


"Registro mortuario

Falleceu, hoje, a exma. sra. d. Isabel Virgínia de Oliveira Furtado, mãe do cidadão Pedro de Oliveira Furtado, a quem, bem como á demais familia, enviamos pezames.

- O feretro sairá amanhã, ás 8 3/4, da rua dos Andradas, n. 585, effectuando-se a encommendação, ás 9 horas, na capella dos Passos."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 22 de Agosto de 1891, pág. 01, col. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...