sábado, 27 de dezembro de 2025

As esferas luminosas da Serra do Lopo

 



Phenomeno

Com o titulo acima noticia O Curralinhense, de 3 do corrente:

"Na noite de 27 de dezembro p. passado foram testemunhas de um phenomeno interessante, os cidadãos A.F. de Oliveira, A.S. de Farias, J.B.G. de Oliveira e Luciano Ribas.

Ás 10 e um quarto da noite, voltando estes do bairro da Moenda, foram sorprehendidos por um clarão, e procurando ver de onde emanava, avistaram duas espheras luminosas, de diametro apparente de 25 centimetros mais ou menos, que, levantando-se da serra do Lopo, corriam, uma em perseguição da outra, em direcção a Bragança.

Quando chegaram a ponta da serra retrocederam e seguiram direcção inversa até o ponto em que fica a estrada que desta villa vae á Santa Ritta da Extrema.

E assim continuaram perseguindo-se mutuamente, até que, passados alguns minutos, ligaram-se em uma cadeia de 1, 5 mais ou menos, justamente no ponto donde tinham emanado, e assim começou essa cadeia a subir e descer por alguns minutos, até que esse feixe dividiu-se em tres espheras, sendo as duas lateraes maiores e a do meio pequena, como uma estrella, comçando de novo uma verdadeira lucta, na qual desenvolviam uma velocidade extraordinaria.

Fundiram-se em um só nucleo do tamanho da lua, mais ou menos, e depois de fazer ascenção até 90 graus, approximadamente, no horizonte, baixou, e entranhando-se na floresta, deixou um clarão.

O que é de extranhar e nos affirmam os observadores é que essa luz era perfeitamente egual á do sol, apresentando-lhes as mesmas irradiações.

Que será?"

Fonte: CORREIO PAULISTANO (São Paulo/SP), 07 de janeiro de 1897

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...