segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Sobrenome Dumann



DUMANN é um sobrenome com muitas possibilidades elencadas. Por isso, vou começar por aquela que considera a mais óbvia e calcada dentro de uma etimologia alemã:


1. DUMANN, no caso enquanto sobrenome alemão, é da área do baixo-alemão é uma aliteração de TUMANN ou THUMANN que no caso deriva de THOMANN, sendo este um patronímico do nome alemão Thomas.

2. Na área do alemão-oriental (não confundir com a RDA, mas se trata das áreas a leste do antigo Império Prussiano e depois Império Alemão), DUMANN ou DUMAN significam homem do conselho. Homem que participa do conselho (espécie de parlamento) de uma aldeia, vila, freguesia, comuna, burgo, cidade. Neste caso, há uma grande possibilidade de ser um sobrenome judeu.

3. DUMAN é também um sobrenome francês para uma pessoa originária de Mant-en-Savoy. No caso, a grafia original da cepa familiar iniciou-se com DUMANT, porém após foi aliterada para DUMAN e DUMANS. Como uma ramal se instalou na Inglaterra, o sobrenome conservou o DUMAN, mas também evoluiu para DUMANN. (conforme o Dictionary of American Family Names. Oxford University Press, 2013).

4. DUMAN ou DUMANN também é um sobrenome escocês derivado de uma palavra céltica para floresta, bosque, sebe.

5. DUMAN também é um sobrenome turco que significa neblina. 

Sobrenome Thiede



THIEDE é um distrito da cidade de Salzgitter, no estado alemão da Baixa Saxônia. Portanto, é um sobrenome toponímico. Thiede foi uma cidade independente até 1942, depois incorporada à cidade de Salzgitter. Thiede é muito antiga, sendo que o primeiro registro do lugar é de 780(!). 

Sobrenome Genzler



GENZLER, GENSLER, GENSE, GENSKE, GENSKI, GENZER, GESSLER - muito provavelmente é um sobrenome de origem prussiana derivado do termo "gansas" que significa pastor. Pode contudo designar "ganso" (a ave), porém o termo tende a ser quase idêntico, pois "ganso" no contexto histórico germânico medieval era uma forma pejorativa para se referir ao agricultor, camponês pobre. Dizia-se que o "falar" dos camponeses era semelhante ao grasnar dos gansos, barulhento e confuso.

Bem, o sobrenome e as formas relacionadas estão presentes praticamente em diversos lugares da Europa de língua alemã, mas pelo que pude constatar, são originárias das áreas orientais dos antigos impérios Alemão e Prussiano. 

Sobrenome Frühauf



FRÜHAUF em alemão é uma expressão para "acordar cedo". Por extensão, madrugador, homem trabalhador, diligente, homem responsável. FRÜHAUF é originário do vale do Mosela, onde hoje se encontra o estado alemão da Renânia-Palatinado. Existem diferentes variantes deste sobrenome, sendo FROEHAUFF a que obteve um título nobiliárquico. Atualmente, o sobrenome é bem distribuído em toda a Alemanha e Europa de língua alemã.


Existe um livro da história da família FRÜHAUF que foi publicado em Leipzig em 1990 por S. Frühauf. Eu não encontrei o formato digital desta obra, por isso creio que, pelo ano e contexto, deve existir ainda somente em formato impresso. Segue um link com a distribuição do sobrenome na Alemanha atual: http://wiki-de.genealogy.net/Fr%C3%BChauf_(Familienname) 

Greve na Pedreira do Capão do Leão em 1936


Trabalhadores da Pedreira do Capão do Leão entraram em greve em 1936 pelo fato de não receberem salários há muitos meses da Compañia Americana de Construcciones y Pavimentos, S.A. (consórcio anglo-estadunidense-argentino que arrendava as pedreiras desde 1926)

Fonte: DIÁRIO DE NOTÍCIAS (Porto Alegre/RS), 02 de Dezembro de 1936

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...