OS FACTOS MILAGROSOS ATTRIBUIDOS Á IMAGEM DE SANTO ANTONIO
"Não passou de illusão óptica ou autossugestão" - dize-nos a Curia Metropolitana
No principio da semana passada, espalhou-se a noticia de que a imagem de Santo Antonio, na igreja de que elle é padroeiro no arrabalde do Parthenon, movia os olhos de cima para baixo.
Segundo essa notícia, terça-feira da semana anterior, uma familia assistira ao phenomeno e outras pessoas, em outros dias, puderam constatal-o.
Tornada conhecida a nova, verdadeiras romarias foram á igrejinha do Parthenon afim de assistirem ao interessante facto. Depois disso, muitas pessoas affirmaram haver visto o santo mexer os olhos. Outros porém, em numero maior, viram apenas a imagem de gesso, tal qual ella é, isto é, de olhos fixos.
A reportagem dos jornaes interessou-se pelo assumpto, mas nenhum jornalista viu o propalado phenomeno, que não passa, assim, de phantasia de devotos do santo.
O cartão, que abaixo publicamos, confirma o que dizemos:
"Porto Alegre, 19 de agosto de 1931.
Illmo. snr. director d' A Federação.
Tendo a Curia Metropolitana feito as dilligencias necessarias, estou habilitado a declarar-vos que os pretensos factos milagrosos attribuidos á imagem de S. Antonio do Parthenon não passam de illusão optica ou auto-sugestão.
Deus guarde V.S."
Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 20 de agosto de 1931
