terça-feira, 17 de agosto de 2021

Sobrenomes Poloneses - Parte 08

 



176. Batog - sobrenome patronímico do nome polaco Batog (significa chicote, por extensão, pessoa que age com vigor), ou também, um patronímico do nome turco Budak ou Botag (significa ramo). Pode ainda ser um toponímico relacionado à aldeia de Batóg, no antigo condado de Braclaw.

177. Bator, Batory - sobrenome toponímico relacionado a cidade de Bátor, na bacia do rio Samosz, na Hungria. Pode ainda ser um metonímico que significa bravo, corajoso.

178. Bauer - agricultor, camponês.

179. Baukrowicz - sobrenome patronímico do antigo nome germânico Bauker.

180. Bawolinski - sobrenome metonímico relacionado ao substantivo bawól que significa búfalo, tendendo a significar criador de búfalos ou comerciante de peles de búfalo. Metaforicamente significaria pessoa corpulenta e forte. Também pode ser um toponímico relacionado à aldeia de Bawól, no condado de Kazimierz.

181. Bazychowski, Bazydlo - sobrenome patronímico do nome Bazyli (Basílio em português).

182. Bazyk - sobrenome metonímico derivado de barzy, que significa rápido, veloz, ou do verbo bazyc que significa inchar, inchado, talvez denotando um ofício profissional. Também pode estar relacionado ao termo ucraniano pazaty que significa saquear.

183. Badkowski - sobrenome toponímico relacionado a Badków - nome de aldeias em Grójec, Leczycae Torun; também a Badkowo - nome de aldeias em Nieszawa, Ciechanów e Lipno; ou a Betkowo, aldeia no antigo condado de Trzebicki. Pode ainda ser um patronímico do nome pessoal Beda ou um patronímico contraído do nome Benedikt. Outros significados elencados: um tipo de planta; homem tímido; espinha nos lábios de uma criança.

184. Badza - significa vontade, e por extensão, metonímico para voluntarioso, impetuosos, feroz, atrevido. Pode ainda ter os seguintes significados: um tipo de queijo de ovelha compactado em fôrma plana; um tipo de batata oriunda da Ucrânia; naco de pão; terra arável usada para arrendamento; dinheiro ganho por um servo ou escravo.

185. Bakalski - são vários significados possíveis de acordo com as bases etimológicas potenciais, ao que se segue: um tipo de pássaro; preguiçoso, ocioso, errante; um tipo de gaita de foles eslava feita com pele de cabra; armadilha; trança; rumoroso; enganoso; um tipo de colcha folclórica; fole usado em forja de ferreiro; credor; um toponímico relacionado à aldeia de Bak, no antigo condado de Chojnice.

186. Bakowski - sobrenome toponímico relacionado aos nomes de lugares Bakowo e Baków (diversas aldeias na Polônia e Europa Oriental). Outras hipóteses etimológicas: uma espécie de pássaro; uma espécie de inseto; homem corpulento; cabrito; bastardo; um casaco reforçado na área dos braços.

187. Bebak - sobrenome metonímico que significa bicho-papão, feio, monstruoso. Pode ainda ser um usado para alguém tagarela.

188. Becher, Bechman, Bechmann - sobrenome metonímico que significa fabricante de canecas, copos, vasilhas.

189. Becker - sobrenome metonímico alemão que significa padeiro.

190. Bednarczuk - sobrenome metonímico que significa tanoeiro, fabricante de barris.

191. Bednarek - sobrenome metonímico que significa tanoeiro, fabricante de barris. Ou ainda, um toponímico relacionado a Bednarka, uma aldeia no condado de Gorlice, ou a Bednarki, uma aldeia no antigo condado de Ostróda.

192. Beger, Beiger - sobrenome metonímico que significa maior, grande, ou ainda mestre, mestre de uma corporação de ofício.

193. Behm, Behme, Bem - sobrenome toponímico que significa procedente da Boêmia.

194. Behrendt - sobrenome patronímico do nome alemão Berendt, que é uma forma arcaica para o nome Bernhardt.

195. Bekasiewicz - sobrenome patronímico do nome eslavo Bekas (que significa garoto, jovem, ou ainda chorão, brincalhão). Há uma possibilidade que seja um metonímico para caçador ou criador de patos.

196. Belau - sobrenome toponímico relacionado à aldeia homônima no município de Bokhorst-Walkendorf, no estado alemão de Schleswig-Holstein.

197. Belo - significa metonímico de etimologia cassúbia que significa branco ou loiro.

198. Belczowski - balbuciante, gago. Ou ainda: murmúrio, sussurro; turbilhão, ruído. Pode ser um toponímico diretamente relacionado à aldeia de Belcz, no antigo condado de Opatów.

199. Belezina - sobrenome metonímico que significa branco, brilhante ou loiro.

200. Bembnista - sobrenome metonímico que significa tamboreiro; soldado que toca tambor numa tropa que vai a combate.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...