segunda-feira, 22 de julho de 2019

Sobrenome Elvira


"Elvira é um sobrenome espanhol de origem disputada. Para Jaime de Querejeta, Elvira é um sobrenome basco originário de Navarra, mas sem informar a etimologia. O fato é que existe em Navarra, a forma dialetal 'Elbira'.

É um sobrenome frequente nas localidades navarras de Lodosa e Mendavia. Também ocorre em cidades como Rabanera del Pinar, Palacios de la Sierra Moncalvillo, em Burgos; Cevico de la Torre, em Palencia; Martiago, em Salamanca; Alcolea de Calatrava, em Ciudad Real; entre outras."

Sobrenome Del Pozo


"Del Pozo (ou ás vezes somente Pozo) é um sobrenome espanhol, nativo de Castela e Leão, conforme vários estudiosos, que ainda localizam sua região de surgimento na província de Burgos.

É um sobrenome espalhado por toda a Península Ibérica. Os diversos ramos da família estão principalmente distribuídos nas cidades de Sasomón, Villasandino e Melgar, no distrito judicial de Castrogeriz (em Burgos), no Valle de Carriedo na Cantábria, e também em Andújar, Jaén, San Clemente Basin, Málaga, sobretudo na vila de Alhaurín El Grande, Coín, Béjar na província de Salamanca, Sevilha, Alcalá de Guadaíra, e finalmente em Mallorca e Catalunha, onde assume a forma dialetal 'Pou'.

Em catalão, Pou é o mesmo que Pozo em castelhano, e quando algumas dessas famílias se mudaram para outras regiões da Espanha, como o caso de Catalunha e Mallorca, acabou por haver uma adaptação. Isso é verificado pela similaridade heráldica entre os Pozo de Castela e os Pou de Catalunha."

Sobrenome Campos


"Sobrenome castelhano, tradicionalmente originário da Tierra de Campos - uma região natural espanhola, localizada na comunidade autônoma de Castela e Leão, que abrange as províncias de Palencia, Valladolid, Zamora e León. Originalmente, a região era conhecida como 'Campos Góticos' ou 'Terra dos Campos Góticos' - em alusão ao território inicial de assentamento dos visigodos na Península Ibérica, no século V.

Os ramos iniciais da família se estabeleceram em Valladolid, León e Palencia, e mais tarde em Santander, em fins do século X.

O sobrenome é extremamente difundido em Castela Velha, embora com filiais abundantes em diferentes partes da Península Ibérica. Vários nobres espanhóis estão inscritos na Real Chancelaria de Valladolid, como Dom Manuel Campos de Orellana e Dom Juan Campos de Orellana - ambos presentes em 1772 na Ordem de São João de Jerusalém.

No reinado de Isabel II, em 30 de junho de 1868, Fernando Francisco de Campos o titulo de Marquês de Loja. Anos mais tarde, o rei Afonso XII concedeu o título de Conde Campos de Orellana a Dom Pedro Nicomedes Campos de Orellana y Calvo, e em 19 de Junho de 1884, foi a vez de Dom Antonio Campos Barín receber o título de Marquês de Iznate."

Sobrenome Barrios


"O sobrenome Barrios é originário de León, na Espanha. É um sobrenome relativamente comum, dado significar 'vizinhança', isto é, a subdivisão básica de uma cidade. Todavia, a palavra tem origem no vocábulo árabe hispânico bárri que significa 'exterior, aquilo que está na periferia'.

De Guipúzcoa, a linhagem nobre original dos Barrios passou a Castela e Andaluzia."



Sobrenome Alarcón


"A linhagem Alarcón é uma família cujas origens remontam ao do reinado de Afonso VIII de Castela (1158-1214), quando ocorreu a tomada da cidade de Alarcón (1176) pelo exército castelhano comandado pelo capitão Fernan Martinez de Ceballos. O significado de Alarcón é uma contração do nome de um antigo governante visigodo. A cidade se encontra na província de Cuenca, na comunidade autônoma de Castilla-La Mancha.

O ato heróico de Ceballos fez com que o rei Afonso VIII renomeasse o antigo capitão com o título fidalgo de Dom Fernan Martinez de Alarcón. Os Alarcón descendentes de Dom Fernan tornar-se-iam no decorrer da história em senhores de Valverde, Tayuelas, Vequillas e Hontecillas, sendo também chamados de Condes de Valverde.

A família ainda militou nas ordens militares de Santiago e Alcântara, tendo diversas linhagens desdobradas em outros casas nobres da Espanha e Portugal, chegando mesmo ao título do Marquesado dos Palácios."

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...