quinta-feira, 19 de maio de 2022

A grande ferrovia da integração sul-americana

 



DE OCEANO A OCEANO

A grande estrada de ferro America do Sul, que se projecta do Recife a La Paz, com ligação d'ahi a Valparaizo, vai ser estudada, para que possa depois ser obtida a respectiva concessão pelo syndicato que tomou a si tão audacioso commettimento.

A linha, correndo para o poente a partir do Recife, alcança a margem do rio S. Francisco, e acompanha depois todo o seu valle, correndo para o sul, e cortando ao centro as provincias de Bahia e Minas Geraes.

N'esta provincia a linha abandona o valle do R. São Francisco para o tomar o do rio Abaeté, correndo novamente para o poente até alcançar o rio Paraná.

Segue depois a estrada de ferro acompanhando a corrente do rio, na direcção do sul, marginando as provincias de São Paulo e Paraná, limitrophes da de Matto Grosso, para atravessar o territorio das Missões e entrar na provincia do Rio Grande do Sul por S. Borja e sahir por Uruguayana, indo terminar na republica Argentina, na cidade de La Paz, á margem do Paraná.

D'ahi, passando o rio, um ramal ligará La Paz com a grande arteria que vai a Valparaizo, pelo Rosario e Mendoza, atravessando os Andes por um tunnel.

É facil de traçar a grande linha, que acabamos de descrever, sobre uma carta d'esta parte da America do Sul, e observar quanto e audaciosa tal empreza e como são arrojados os seus promotores.

Se attentarmos, porém, no algarismo maior será a nossa admiração. 

Toda a extensão de caminho de ferro a fazer pelo Brazil sobre a 4,400 kilometros emquanto a republica Argentina e o Chile têm de construir 2,400.

Como já tivemos occasião de dizer proposito d'este assumpto, o capital necessario para esta obra, tão monumental como a Pacific Railway, que vai de oceano a oceano nos Estados-Unidos, será approximadamente de 300 ou 400 mil contos.

Será esta, se se realisar, a grande arteria do Brazil, onde irão terminar e onde começarão todas as demais vias ferreas já em construcção, ou que pretendam construir-se.

Fonte: GAZETA DE NOTICIAS (Rio de Janeiro/RJ), 31 de Outubro de 1888, pág. 01, col. 02-03

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...