domingo, 12 de fevereiro de 2023

Sobrenome Fochesato



FOGUEZATTO - bem, sobre este sobrenome pesquisei em vários sites de genealogia italiana e não encontrei nada, seja utilizando termos conjugados ou o termo simples. Na verdade, Foguezatto me fez lembrar uma espécie de aportuguesamento da palavra original, por isso estou considerando que possa ser uma aliteração de um sobrenome próximo que é FOCHESATO/FOCHESATTO/FOCHEZATO/FOCHEZATTO/FOGHESATO, FOGHESATTO, FOGHEZATO, FOGHEZATTO, pois não é usual o fonema "gue" na língua italiana. Se estivermos falando então de um sobrenome como este, daí FOCHESATO (e suas variantes) seria um patronímico do antigo nome Focca ou Foccas (de origem grega).

Todavia, pode estar também relacionado ao termo latino "focus", mais tarde derivado no termo do italiano medieval "foche" que significa fogão, lareira ou fogo principal de uma casa, denotando assim o ofício de construtor de fogões ou fogos de casa.

De acordo com Gian Vezelli está sobrenome é mais comum nas regiões de Vicenza e Verona, principalmente nas localidades de Malo, Monte di Malo, Arzignano e Schio. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...