sábado, 29 de junho de 2019

Festa Junina de São Pedro em Pelotas em 1910


"Xarqueada S. Antonio

COMMEMORAÇÕES A S. PEDRO

Conforme noticiamos, realisaram-se hontem, no acreditado estabelecimento industrial denominado <<Xarqueada Santo Antonio>> dos estimaveis cavalheiros Srs. Oscar e Antonio Ribas, as festas que, em louvor a S. Pedro e em regosijo pela união sempre reinante entre si, foram organisadas pelo seu laborioso pessoal.

Ás 3 horas, em bondes especiaes, seguiram para a Xarqueada Santo Antonio, situada além da ponte do Fragata, a excellente banda musical União Democrata e muitas familias e cavalheiros, indo tambem em carros diversas pessoas ou convidadas.

As festas tiveram começo ás 4 horas da tarde, correndo com enthusiasmo indescriptivel por parte, não só dos empregados da Xarqueada Santo Antonio como de todos os convivas.

Succulentos churrasco, assados, etc., eram servidos consecutivamente a todos os presentes, bem como abundante copo de cerveja.

Vistoso coreto foi erguido á frente do edificio do estabelecimento, que se achava interna e externamente embandeirado, ali tocando, de instante a instante, a União Democrata, escolhidas peças de seu repertorio.

Tambem havia uma tribuna naquelle local, a qual foi occupada por diversos oradores, que saudaram aos Srs. Ribas, á imprensa, ao pessoal da Xarqueada, ás autoridades, etc., tendo os representantes da imprensa ali presentes agradecido essas saudações.

A festa terminou ás 11 horas da noite, reinando sempre a maior ordem e cordialidade, pelo que são dignos de felicitações os seus iniciadores, os Srs. Pedro Alberto Rosenthal, Joaquim Fernandes da Rocha e Domingos Barcellos.

Ao fecharmos esta resumida noticia, cumprimos o dever de agradecer a gentilesa com que foram tratados os nossos representantes."

Fonte: A OPINIÃO PÚBLICA (RS), 29 de Junho de 1910, pag. 02, col. 05
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...