segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Antonio Xavier Teixeira da Cunha Peixoto


"Registro mortuario

N'esta capital falleceu ante-hontem o nosso amigo Antonio Xavier Teixeira da Cunha Peixoto, solicitador, natural de Portugal.

Queira a sua exma. familia receber os nossos pesames.

✤✤✤✤✤

No mesmo dia, e tambem n'esta cidade, deixou de viver o conceituado moço Jorge Steurnagel Filho, empregado da cocheira do sr. Franklin.

✤✤✤✤✤

Hontem falleceu n'esta capital a exma. sra. d. Maria Gemma Martins Cezar, casada com o cidadão Antonio Moreira Cezar, guarda livros da agencia do Banco da Republica.

Era uma distincta senhora, geralmente estimada.

(...)"

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 24 de Setembro de 1892, pág. 02, col. 02

Inauguração da rede de esgotos em Pelotas


"Em Pelotas foi ha pouco, ás 3 horas da tarde, realisado o acto official da inauguração da rêde de exgottos da cidade, trabalho que está a cargo da Empreza Constructora, de que e director ali o cidadão Luiz Juvencio da Silva Leivas.

Um collega refere que consistiu a inauguração na collocação de alguns canos de gres em uma vala aberta com alguns metros de comprimento, sendo convidado pelo cidadão Luiz Leivas o dr. Gervasio Alves Pereira, presidente da camara municipal, a dançar a primeira pá de terra sobre os canos.

Por essa occasião, fez-se ouvir o mesmo sr. Leivas, felicitando a cidade de Pelotas pelo feliz inicio d'aquelle melhoramento.

Tendo o dr. Gervasio dado por inaugurados os trabalhos dos exgottos, o sr. Luiz Leivas convidou as pessoas presentes a dirigirem-se á sua residencia para assignarem a acta e servirem-se de uma taça de champagne.

Cumprida aquella formalidade, os convidados dirigiram-se a uma peça interior da residencia do sr. Leivas, e ahi foram obsequiados com uma mesa de finos doces e champagne.

Foram levantados varios brindes com os quaes encerrou-se a festa da inauguração dos exgottos."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 22 de Abril de 1891, pág. 01, col. 06
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...