sexta-feira, 10 de julho de 2020

Sobrenome Piçarra


"PIÇARRA - Sobrenome português, com origem na palavra espanhola 'pizarra'. Significa cascalho, pedreira, penedia, cascalheira. Formas espanholas: PIZARRA, PIZARRO. Formas variantes encontradas tanto em Portugal quanto na Espanha: BIZARRO, BIZARRA."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 19 de Novembro de 1993, pág. 02

Sobrenome Lobão


"LOBÃO - Sobrenome português toponímico, isto é, referente a nome de lugar. Provém de 'Lobon, Lubon, Leobon', do genitivo 'Lubanus'. É a latinização do germânico 'Lobo', que significa 'querido e amado'."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 16 de Julho de 1993, pág. 02

Sobrenome Cardim


"CARDIM - Vem do genitivo 'gardini', que por sua vez procede do germânico 'gards', que significa 'jardim ou horta'. Na Galícia encontra-se GARDIN.

Personalidades: Antônio Francisco Cardim, jesuíta, foi missionário na Índia e na China e escreveu uma obra sobre ambas, em latim, posteriormente traduzida para o português (1596-1659); Elmano Cardim, acadêmico e conferencista brasileiro, nasceu em 1891, tendo representado o Brasil em várias organizações internacionais; Fernão Cardim, jesuíta português que veio ao Brasil, e terminou sendo aprisionado por Francis Cook, que o libertou em troca de um valioso manuscrito sobre o Brasil, de sua autoria (1540-1625); Luís Cardim, professor e publicista português (1879-1958); Pedro Augusto Gomes Cardim, poeta e teatrólogo, nascido em Porto Alegre em 1864."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 11 de Dezembro de 1990, pág. 02

Comemorações da Abolição da Escravatura em Pelotas


"Em Pelotas estiveram deslumbrantes as festas que se realisaram a 5 do corrente em honra da lei 13 de maio.

Houve uma imponente procissão civica, em que tomaram parte todas as corporações e uma multidão de cerca de 4,000 pessoas.

As ruas foram ornamentadas, levantando-se uma magestosa pyramide em cuja base liam-se os nomes de varios obreiros da abolição.

No prestito foi conduzida uma soberba estatua da Liberdade."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 11 de Junho de 1888, pág. 01, col. 02
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...