segunda-feira, 16 de março de 2020

Sobrenome Mangabeira


"MANGABEIRA - Sobrenome português. Palavra arcaica para designar a 'árvore que produz a manga'. Primitivamente também foi usado como alcunha."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 27 de Agosto de 1993, pág. 02

Sobrenome Figueira


"FIGUEIRA - Sobrenome toponímico. Procedem de Gonçalo Figueira, que veio ao Reino de Portugal no tempo do rei Dom Fernando, oriundo da Vila de Figueiroas da Galícia, Espanha, cujo apelido se mudou em Figueira.

FIGUEIRÓ - Toponímico, significa 'figueira pequena.

FIGUEIROLA - outra variante toponímica."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 31 de Outubro de 1991, pág. 02

Sobrenome Ayala


"AYALA - Sobrenome espanhol, com origem nos antigos senhores de Biscaia. Seu tronco foi o infante aragonês Dom Vela, filho do rei Dom Sancho Ramírez.

Personalidades: Joséfa Figueira de Ayala, pintora portuguesa (1634-1684); Mariano de Ayala, escritor militar italiano (1809-1877); Pedro Lopes Ayala, cavaleiro, poeta e historiador castelhano (1332-1407); Ramón Perez de Ayala, escritor espanhol, nasceu em 1880; Tomaso de Ayala Y Herrera, dramaturgo e político espanhol (1828-1879)."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 15 de Julho de 1990, pág. 03

Imigrantes suecos no Rio Grande do Sul em 1891


"Immigração sueca

Ao ministerio da agricultura o consulado geral do Brasil na Suecia e Noruega dirigiu o seguinte officio:

'Tenho a honra de levar ao conhecimento de v. ex. que a immigração da Suecia para os Estados-Unidos do Brasil vai tornar-se importantissima durante o anno corrente, a julgar pelas informações recebidas n'este consulado geral; este resultado é devido á generosidade do governo brasileiro, que concede aos immigrantes passagens gratuitas e muitas outras vantagens, e aos esforços aqui empregados.

Já no fim d'este mez, mas especialmente no decurso dos mezes seguintes, vão partir d'aqui e de outras cidades centenas de familias, compostas de gente robusta e moralisada, quasi todos acostumados á vida do campo e aos trabalhos agricolas.

É muito necessario dar a esta gente uma direcção conveniente para os Estados do Sul do Brasil, com o seu clima magnificio e muito apropriado aos povos do norte da Europa; sendo bem tratadas e satisfeitas estas primeiras familias, outras, chamadas pelos seus parentes e amigos, vão seguir sem receio em numeros cada vez mais elevado apezar das noticias falsas publicadas por certos jornaes contra o Brasil.

Fui informado pelo engenheiro Theodoro Tafvesson, director da ex-colonia Caxias, no Rio Grande do Sul, que o antecessor de v. ex., o sr. general Francisco Glicerio, dignou se de attender a um pedido meu dirigido ao ministerio da agricultura no dia 28 de agosto do ano passado, quanto á fundação de uma colonia no alto Uruguay, que devia ser chamada - Nova Suecia - e ser destinada a receber colonos somente da Scandinavia.

Algumas centenas de colonos suecos, que já existem em Caxias e que geralmente estão muito satisfeitos acham-se pouco á vontade no meio de muitos milhares de italianos, russos e allemães.

Consta que só da pequena cidade de Sundwall e seu districto (Newlandia) vão sahir durante os proximos mezes 300 a 400 familias e outras tantas da cidade de Loderhamn e Hudithvale, sendo essa immigração em massa causada, pela crise no mercado de madeiras.

Tambem de outras partes da Suecia e, mais tarde, talvez da Noruega vai ser importantissima a emigração para o Brasil, devido isso ás viagens gratuitas de Hamburgo, já mencionadas, e ás vantagens offerecidas aos immigrantes pelo governo brasileiro no decreto de 28 de junho de 1890, que mandei publicar em sueco junto com a 2a. edição do Guide de l'emigrant, por mim traduzido para o serviço da immigração, já no mez de abril do anno passado.

Tenho tido varias vezes occasião de esclarecer pela imprensa a opinião publica a respeito do Brasil e das vantagens que este paiz, grandioso e hospitaleiro ao mesmo tempo, offerece á emigração. Além disso tenho sustentado correspondencia animada não só com os vice-consules de meu districto, mas tambem com os agentes da emigração e outras pessoas que pedem informações e garantias.

N'este sentido sou tambem diariamente consultado durante muitas horas por grande numero de pessoas que desejam emigrar. - Henrique Rosen."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 13 de Junho de 1891, pág. 02, col. 02-03
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...