domingo, 12 de abril de 2020

Famílias nobres da Espanha - Parte 05


Livre adaptação da obra: PIFERRER, Francisco. Nobiliario de los Reynos y Señorios de España. Madrid: La Redaccion, 1857. 

Fontes consultadas para adições: https://es.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Portada
https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal

81. Alabaña

A linhagem tem origem em Alfonso de Alabaña, cavaleiro que serviu ao Reino de Aragão durante o século XIII e participou dos sítios de Múrcia e Biar.

82. Alagon

A linhagem é oriunda de Biscaia e tem nos fidalgos Artal e Blasco de Alagon seus fundadores, que foram destacados elementos do exército aragonês na época do rei Jaime I de Aragão (reinou de 1213 a 1276).

83. Alapont

A linhagem tem origem no cavaleiro piemontês Pedro de Alapont, que participou da guerra de conquista do Reino de Valência a serviço do rei Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276).

84. Alarcón

A linhagem tem origem em Fernán Martínez de Ceballos, cavaleiro e capitão do rei Afonso VIII (reinado de 1158 a 1214) de Castela, que conquistou a fortaleza de Alarcón em 30 de Novembro de 1176.

85. Albalat

Benito de Albalat, oriundo de Tarragona, na Catalunha, e seu irmão que era clérigo, participaram das guerras de conquista de Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276). Embora tenham inaugurado a linhagem nessa época, a cepa tinha parentesco ascendente com os Condes de Urgel.

86. Albanell

Guillermo Albanell, fidalgo catalão oriundo de Urgel, participou da guerra de conquista do Reino de Valência, a serviço do rei Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276), tendo inaugurado a linhagem.

87. Albornoz

A linhagem tem parentesco com os Carillo, os Acuña, os Luna, os La Cerda, os Villena, os Mendoza, entre outras famílias. O fidalgo instituidor da primeira cepa nobre foi García Albornoz, que participou da guerra de conquista de Múrcia a serviço do rei Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276). As ramais deste sobrenome espalharam-se posteriormente pela Espanha e também na Itália.

88. Alcalá

Não há um consenso sobre a origem desta linhagem, dado existir várias localidades na Espanha com a denominação Alcalá. Os mais antigos registrem aludem aos cavaleiros Galin Gimenez de Alcalá, em 1137, e Dodon de Alcalá, em 1163. Com mais informações, há o rico-homem da época do rei Pedro II de Aragão (reinado de 1196 a 1213) conhecido como Guillermo de Alcalá, da qual descendência é mais bem documentada. Seu neto, Pedro de Alcalá estabeleceu solar em Aragão, do qual surgiram outras ramais posteriores que se espalharam pela Espanha.

89. Aldana

Segundo o genealogista Ocariz, os Aldana procedem da família de Teodorico (454-526), rei dos ostrogodos da Itália. O que se sabe é que os Aldana tiveram seu primitivo solar na Galícia. O primeiro personagem documentado desta linhagem foi Hernan Perez de Aldana, almirante da armada do rei Afonso III das Astúrias (reinado de 866 a 910). Do tronco inicial dos Aldanas procedem também os Maldonado.

90. Falces

A linhagem procede de Aragão, com diferentes ramais em toda a Espanha, destacando-se duas: a de Navarra e a de Vélez-Rubio, na Andaluzia.

91. Alegre

A linhagem é originalmente aragonesa, porém diferentes ramais e solares em toda a Península Ibérica. Boa parte dos fidalgos documentados aparecem no século XIII envolvidos nas campanhas de conquista de Valência e Múrcia.

92. Alemán ou Alemany

Otger Gotlant, oriundo do antigo ducado da Alamânia (não confundir com o país moderno Alemanha), governador da província franca da Aquitânia, comandou uma expedição à Catalunha contra a expansão árabe composta por 25 mil homens, no ano de 734. Seu exército estava dividido em nove divisões principais, das quais se registram os nomes de seus capitães, que são: Dapifer de Moncada, Galceran de Pinós, Hugo de Mataplana, Galceran de Cervera, Galceran de Cervelló, Bernardo de Anglesola, Gisperto de Ribelles, Bernardo Roger de Eril e Grao de Alemany. Com a vitória franca na Catalunha, se tem notícia que os nove capitães receberam baronias na própria região pelos serviços prestados.

Todavia, os registros da família Alemany permaneceram extremamente escassos até o século XIII, quando teremos um fidalgo de nome Raimundo Alemany, que participou da conquista do Reino de Valência a serviço do rei Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276).

93. Alepus

A linhagem começa com Pedro de Alepus, procedente das Montanhas de Aragão, cavaleiro da corte de Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276), que participou das conquistas de Puix, Almenara, Valência e Játiva, a serviço de seu soberano.

94. Aliaga

A linhagem tem origem em Afonso de Aliaga, natural de Jaca, que prestou serviços ao rei Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276), tendo conduzido a conquista do castelo Domeño, na guerra de Reconquista contra os árabes.

95. Almenar ou Almenara

A linhagem é oriunda da Catalunha e se tem notícia de grão-mestre Juan de Almenara na Ordem Militar de São Jorge de Alfama em 1201 como primeiro personagem histórico de importância.

96. Almenar

A segunda linhagem de Almenar tem origem em Guillermo Almenar, descendente de Juan de Almenara (citado no tópico anterior), que serviu ao rei Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276). Compreende-se que esta é a linhagem aragonesa da família, enquanto que a mais antiga é catalã.

97. Almodóvar

A linhagem tem origem em Pedro de Almodóvar, que tomou esta alcunha devido ao seu povoado natal: Almodóvar del Pinar, em Castela-La-Mancha. Ele foi gentil-homem de Fernando de Azagra, e combateu nas guerras do tempo do rei Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276), em nome dessa coroa.

98. Almunia

A linhagem de origem aragonesa, tem em Pedro de Almunia o seu iniciador. Ele foi combatente nas guerras do tempo do rei Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276), tendo participado da conquista de Alcañiz.

99. Alós

A linhagem tem origem na Catalunha, com vários solares na região, destacando-se os de Berga e Barcelona. As diferentes ramais espalharam-se pela Península Ibérica e também chegado às Ilhas Baleares.

Durante as guerras de conquista de Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276), encontra-se o fidalgo Raimundo Alós, que participou da conquista de Valência e dos sítios de Játiva e Vinaroz.

100. Alpicat

Linhagem com origem em Bilbao, contada desde o tempo das guerras de conquista do rei Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276). Seu primitivo solar foi em Borbotó, aldeia valenciana. 


Feliz Páscoa 2020!


Feliz Páscoa a todos os amigos do blog!
A esperança de dias melhores para todos nós em tempos de quarentena.

Sobrenome Mestre


"MESTRE - Sobrenome português relacionado à função de chefia de uma corporação profissional medieval, ou, genericamente, a qualquer indivíduo versado numa arte qualquer e que tem domínio qualificado dos conhecimentos daquela área. 

A forma diminutiva e também sobrenome é MESTRINHO."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 17 de Setembro de 1993, pág. 02

Sobrenome Galhardo


"GALHARDO - Primitivamente alcunha. Provém do italiano 'gagliardo' e significa 'donairoso, elegante, bizarro, generoso'. Em Portugal, registra-se a concessão de armas a Zuzarte Soares Galhardo em 1529, pelo rei Dom João III."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 18 de Dezembro de 1991, pág. 02

Sobrenome Campelo


"CAMPELO - Do latim 'campellus', que é diminutivo de 'campus', campo. Portanto, pequeno campo. É um sobrenome ibérico, com vertentes historicamente importantes tanto em Portugal, quanto na Espanha.

No Brasil, é nome de um lago do Rio de Janeiro.

Personalidade: Virgínio Rodrigues Campelo, sacerdote brasileiro (1770-1836), educador e dramaturgo.

Os Campelo são aparentados com o ramo nobre dos Campos.

Variantes comuns: Campello, Campillo."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 26 de Novembro de 1990, pág. 03

Carolina Magnus


"Fallecimento

Sabe-se, por telegramma, ter fallecido na villa das Torres, no dia 25 do corrente, a exma. sra. d. Carolina Magnus, virtuosa esposa do nosso co-religionario João José Magnus, a quem, n'estas linhas, significamos o nosso pezar pela perda que acaba de soffrer."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 29 de Julho de 1891, pág. 01, col. 05
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...