terça-feira, 28 de abril de 2020

Famílias nobres da Espanha - Parte 20


Livre adaptação da obra: PIFERRER, Francisco. Nobiliario de los Reynos y Señorios de España. Madrid: La Redaccion, 1857. 

Fontes consultadas para adições: https://es.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Portada
https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal

381. Ferrer

A segunda linhagem tem origem em Ausias de Ferrer, nobre lorde da Escócia, que migrou à Península Ibérica nos tempos da conquista do Reino de Valência no reinado de Jaime I de Aragão (de 1213 a 1276). Foi um dos responsáveis pela conquista e reorganização administrativa da cidade de Játiva.

382. Ferris

A linhagem tem origem em Mosen Ferris, procedente de Huesca, que foi cavalariço de Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276).

383. Figuera

A linhagem principia-se com Benito de Figuera, guerreiro que tomou parte na conquista do Reino de Valência, sob a bandeira de Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276).

384. Figuerola

A linhagem que inicia-se com Juan Figuerola, cavaleiro de Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276), teve seu primitivo solar em Cervera.

385. Foces

Antiga linhagem aragonesa, tem no fidalgo Arnaldo de Foces, que participou da conquista de Valência como súdito de Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276), o seu prelúdio.

386. Fort

A linhagem empeça com Pedro Fort, gentil-homem natural de Urgel, na Catalunha, que foi da corte de Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276).

387. Franc

A linhagem começa com Jaime Franc, procedente da Provença, que combateu nas campanhas de Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276), principalmente nas conquistas de Mallorca e Menorca, bem como nas tomadas de Albaida, Puix, Valência e do castelo de Biar.

388. Franqueza

A linhagem tem origem em Arnaldo de Franqueza, nobre catalão, que participou das campanhas de Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276), tendo comandado a tomada de Espioca. Seu solar foi em Igualada, na Catalunha.

389. Frigola

A linhagem catalã procede de Guillermo de Frigola, capitão e detentor de vários morgados em sua terra. Envolveu-se nas campanhas de Reconquista do século XIII.

390. Funes

Na História existem distintas famílias com o sobrenome Funes. Há pelos menos três principais linhagens: a leonesa, a aragonesa e a navarra. 

A linhagem navarra teve seu senhorio e castelo em Funes, na região homônima. Desta deriva uma ramal que se estabeleceu no castelo de Fines (ou Funes, em grafias medievais; houve uma concomitância dos dois nomes até a Idade Moderna). Esta ramal começa com Dia Sanchez de Funes, no fim do século X.

Da linhagem navarra também é oriunda a ramal aragonesa (que não tem relação com a linhagem aragonesa, sendo importante destacar), que floresce a partir do século XIII com Pedro e Bernardo de Funes, fidalgos que participaram das conquistas das Baleares e do Reino de Valência. De Bernardo de Funes ainda descende a ramal catalã.

Também da linhagem navarra origina-se uma ramal castelhana, com Gimeno Sanchez de Funes, rico-homem da corte documentado em 1254.

391. Fuster

A linhagem tem origem em Jaime Fuster, fidalgo da corte de Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276), que se destacou na conquista de Orihuela.

392. Fuster

A segunda linhagem provém de Ramon Fuster, vinculado à linhagem anterior, que também viveu e participou nas campanhas militares do século XIII, e estabeleceu-se em Múrcia.

393. Fuster

A terceira linhagem começa com Arnaldo Fuster, descendente da primeira linhagem também, e que floresceu em Castela no fim do século XIII.

394. Gallach ou Gallac

A linhagem tem origem em Arnaldo de Gallac, guerreiro natural de Tortosa, na Catalunha, que combateu nas campanhas de Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276), e recebeu por mercê os senhorios de Herves e Olocau.

395. Galvés

A linhagem tem origem em Benito de Galvés, natural de Tortosa, na Catalunha, que combateu nas campanhas de Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276), e recebeu o senhorio de Algemesi.

396. Garay

A linhagem tem origem em Tudela, no antigo Reino de Navarra. A mais destacada ramal procede de García Garay e seus três irmãos, que combateram tanto defendendo a bandeira de Aragão quanto a bandeira de Castela. A família em função disso recebeu muitos feudos em Lorca (Múrcia) e Orihuela (Comunidade Valenciana).

397. Vargas

Esta linhagem com o sobrenome procede de Garcí Perez de Vargas, que iniciou-a na Extremadura. Foi um dos tantos guerreiros que combateram nas guerras de Reconquista do século XIII na Península Ibérica.

398. Carvajal ou Carbajal

Antiquíssima e destacada linhagem originária da Galícia e remonta ao início do século X. Tem entroncamento com a casa real de Leão. É uma linhagem muito extensa, dado a sua antiguidade e por esta razão teve dezenas de ramais. Uma das mais importantes é a de Extremadura, muito prolífica e influente do ponto de vista histórico.

399. Silva

A linhagem procede do conde Pelayo Silvio, que viveu no século X, e foi tronco da poderosa casa de Silva, uma das mais poderosas da Península Ibérica até o ascensão de Castela e Aragão a partir do século XIII. 

São descendentes desta linhagem: os duques de Pastrana, de Hijar e del Sexto; os marqueses de Alenquer, de Orani y Almenara, La Floresta, La Eliseda, Gouvêa, Santa Cruz de Mudela, Montemayor, Sobroso, Viso e Villalba; os condes de Portalegre, Salvatierra, Aveiras, Uñon, Salinas, San Lorenzo e Santa Coloma. Os viscondados, baronias, senhorios, mais os rico-homens e infanções, contam-se na casa de mais de duas centenas.

400. Arguello

Esta linhagem tem origem na Extremadura, com solar na vila de Brozas e remonta a Iñigo de Arguello, fidalgo do início do século XVI.

Sobrenome Moreno


"MORENO - Sobrenome metanímico português e espanhol. Significado: aquele que tem cor morena. Alguns genealogistas asseguram que o sobrenome tem origem num cavaleiro romano chamado Lúcio Murena. MURENA também é uma variante."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 24 de Setembro de 1993, pág. 02

Sobrenome Girão


"GIRÃO - Sobrenome português. Provém do espanhol GIRON. Documenta-se em Portugal no século XVI. Procedem de Dom Rodrigo Gonçalves Gyram, que povoou Valladolid, o qual, vendo em uma batalha o rei Dom Afonso VI a pé, maltratado dos mouros, o livrou, dando-lhe o seu cavalo, e ele foi levado cativo, cortando primeiro ao rei um girão do vestido, pelo qual foi ao depois conhecido por autor daquele feito. É um dos ilustres apelidos da Espanha."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 16 de Janeiro de 1992, pág. 02

Sobrenome Baena


"BAENA - Sobrenome português, de topônimo espanhol. Baena é cidade da Espanha, da província de Córdoba, na margem do Marbela, afluente do Badajós. Foi tomada pelos árabes em 1240. Possui ruínas romanas.

Personalidades: Antônio Ladislau Monteiro Baena foi escritor português (1781-1851); Fernando E. Baena, jornalista e escritor colombiano, nascido em 1879; Pedro Sanches Farinha de Baena foi sacerdote português, reitor da Universidade de Coimbra, falecido em 1722."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 22 de Julho de 1990, pág. 03

Ida Bahlcke


"Registro mortuario

(...)

Finou-se hontem a exma. sra. d. Ida Bahlcke, esposa do sr. Carlos Bahlcke, proprietario do Hotel du Brésil."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 14 de Abril de 1892, pág. 01, col. 02
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...