sexta-feira, 17 de julho de 2015

Canal São Gonçalo

Canal São Gonçalo
Trecho extraído de: COSTA PEREIRA, José Saturnino da. Diccionario topographico do imperio do Brazil. Rio de Janeiro: R. Orgier, 1834, p. 165

"S. GONÇALO (Rio de). - Na Provincia do Rio Grande, chamado tambem de Sangradouro de Merim, por ser com effeito hum grande e espaçoso canal de communicação entre a Lagoa Merim, e a Lagoa dos Patos; com fundo sufficiente para navegarem sumacas em toda a sua extenção; mas em ambas as barras só podem passar hiates, e por isso estas embarcações sómente ali navegão; desagoão nelle muitos rios, e alguns navegaveis, suas margens pela esquerda são muito ferteis, e de grandes pastagens em que se cria bastante gado vacum, cavallos, e ovelhas; a direita porem he palodosa, e susceptivel de innundações, que tem lugar em muitos annos."

Trecho extraído de: MILLIET DE SAINT-ADOLPHE, J.C.R. Diccionario geographico, historico e descriptivo, do imperio do Brazil, obra colligida e composta.  Paris/França: J.P. Ailaud, Monlon & Cie., 1845, p. 548.

"SÃO GONÇALO. Nome que se dá vulgarmente, com a qualificacção de rio, a um canal largo pelo qual a lagôa Mirim communica com a dos Patos, na provincia de São Pedro do Rio Grande. Poderá têr este canal 14 legoas de lagôa a lagôa, e recolhe varios rios e ribeiros pela margem occidental que é pantanosa e alagadiça na estacção das chuvas; tem em geral bastante fundo, mas mui pouco em sua juncção com a lagôa dos Patos, de sorte que só barcos podem nella entrar. Se acreditarmos no que diz Nicolao Dreys, existe um rio de São Gonçalo que, nascendo da parte do norte do Jaguarão, corre primeiro entre as mattas e logo depois por terras pantanosas, atravessando-as do nascente ao poente até se incorporar com este canal, cujas aguas farião ainda 5 legoas mais de caminho antes de ajuntarem-se com a lagôa dos Patos. Talvez seja engano do autor e que o que elle chamava rio de São Gonçalo, não seja outro senão o Piratinim."
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...