quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Josino Ferreira Lagôas


"Registro mortuario

Em Pelotas falleceu o alferes Josino Ferreira Lagôas, antiquissimo guarda-livros da casa commercial Rios, Filho & Rocha, filho do finado tabellião Ferreira Lagôas.

✤✤✤✤✤

Sabe-se, no Rio Grande, por cartas recebidas do Porto ter ali fallecido, após prolongados soffrimentos, o sr. Manoel João Cardoso, outr'ora estabelecido na primeira d'essas cidades.

✤✤✤✤✤

(...)

Em Pelotas, falleceu, contando 33 annos de idade, victima de antigos soffrimentos, o laborioso artista sr. Joaquim Felippe Ramos, nosso co-religionario.

(...)"

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 21 de Novembro de 1892, pág. 03, col. 01

A loteria do casamento


"A chegada do paquete Werre era esperada com impaciencia em Castle-Garden, estação em New-York, onde desembarcaram os immigrantes allemães.

Estava ahi um grupo de vinte e quatro rapazes, que interromperam em vivas e acclamações quando o vapor entrou no porto.

Entre os 418 passageiros que desembarcaram vinham 24 raparigas de 17 a 21 annos, chegadas da Allemanha como esposas contratadas por meio de correspondencias.

O facto é verdadeiro, mas o que parecerá incrivel é que os 24 rapazes, admittindo o proverbio que diz que o casamento é uma loteria, tiraram á sorte as suas noivas.

Não houve descontentamento e os vinte e quatro casamentos foram todos festejados ao mesmo tempo e com muita alegria.

Os esposos são allemães, que trabalham nas minas de Pensylvania. Queriam casar unicamente com compatriotas, e não havendo nas localidades visinhas das minas, pediram-n'as por encommenda para a Allemanha."

Fonte:  A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 26 de Janeiro de 1886, pág. 02, col. 03
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...