quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Sobrenome Rutsatz



Sobrenome alemão originário da região renana, aglutinação dos termos do alto alemão medieval rütsche que significa encosta de uma montanha escarpada, ou rocha, lugar rochoso, e saz que significa sentença, declaração, lei, situação, contrato, regra. Todavia, o segundo termo não esclarece o significado do sobrenome, porém saz pode ter também o sentido de conjunto, arranjo, coisa ou algo ajuntado. Portanto, num sentido etimológico mais preciso: conjunto de pedras, lugar muito rochoso, "arranjo rochoso" no aspecto que é dado para um terreno em que as aflorações são frequentes. Então: lugar rochoso, encosta rochosa, lugar de muitas pedras.

O sobrenome encontra-se atualmente mais distribuído no estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália. 

Sobrenome Aranhas



ARANHAS ou ARANHA pode ser um toponímico relacionado a dois locais:


1. Uma parte da cidade de Málaga, na Espanha - La Araña.

2. Aranhas é uma freguesia portuguesa no concelho de Penamacor, na província de Beira-Baixa.

Também, "arana, araña ou aranha' é uma planta típica do sul da Europa, encontrada na Península Ibérica, cujo nome científico é Nigella gallica.

 

Grupo Raiz de Pedra

 



A trajetória do Raiz de Pedra

Há muitos meses, quando do lançamento do disco "Porto Alegre 83" na cidade, entre outras atrações como Kim Ribeiro e Cao Trein, um grupo roubou o espetáculo. E, hoje, na mesma Casa da Cultura, esse grupo volta para lançar o seu primeiro LP. É o Raiz de Pedra, que vem conquistando ao longo de sua carreira o reconhecimento e a admiração de crítica e público. Pela riqueza musical e pela originalidade de seu trabalho, capaz de reunir, através de múltiplas e inúmeras tendências que vão desde o jazz e a música clássica até o rock atonal ou progressivo, um repertório que chama a atenção pela capacidade de elaboração (extremamente detalhada) e pela forte sonoridade. 

O disco do Raiz de Pedra - assim como o show de hoje - chama-se "Trajetória". Contém nove músicas que foram criteriosamente selecionadas em função das suas capacidades de traduzir e sintetizar os primeiros anos de atividade da banda porto-alegrense (que tem cinco anos de estrada, mais de 300 apresentações realizadas e três espetáculos individuais montados). "Trajetória", segundo os integrantes do Raiz de Pedra (Marcelo Nadruz, César Audi, Ciro Trindade, Pedro Tagliani e Márcio Tubino), "é um retrato que transmite com muita clareza o chamado 'ecletismo musical' do grupo, bastante diverso e criativo".

Não deixe de ver. Hoje, 21 horas, na Casa de Cultura. Ingressos no local ao preço único de Cr$ 7.000. A produção é da Lado Inverso.

Fonte: O PIONEIRO (Caxias do Sul/RS), 04 de Maio de 1985, pág. 07

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...