sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Sobrenome Stipp



STIPP - o termo isoladamente em alemão quer dizer "cisco". Porém, pode ser uma variação ortográfica do vocábulo "stippe" que significa tanto "caule" ou "lábio" quanto uma espécie de refeição rala comum entre os pobres da Idade Média germânica que pode ser traduzida como "molho de carne" ou "coisa mergulhada no molho". Pode ainda ter relação com o verbo "stippen" que significa "mergulhar".


Interpretação onomástica do sobrenome: tanto no alemão quanto no holandês o termo "stip" é usado para descrever uma pessoa que possui uma marca de nascença bem visível no corpo, esta seria a interpretação. Porém, na área do baixo-alemão, existe a forma "Stippe" como um hipocorístico do nome Stephen.

Fonte das informações sobre o significado do sobrenome:

Dictionary of American Family Names. Oxford University Press, 2013.

Illustriertes Lexikon der deutschen Umgangssprache. Band 1, Klett-Verlag, 1984.

O sobrenome é mais comum no sul da Alemanha, mas ocorre também com regularidade em outras áreas e também era achado na antiga Prússia. 

Sobrenome Fresse



FRESSE, FRESE - é uma variação do vocábulo padrão "friesen", encontrado tantos nos dialetos do Hesse e Turíngia para frísio, procedente da Frísia. https://pt.wikipedia.org/wiki/Fr%C3%ADsia 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...