terça-feira, 12 de maio de 2020

Wanderpreiss de 1906


"Foot-Ball

O gremio Foot-Ball Porto Alegrense fará amanhã um match pelo Wanderpreis, ás 4 horas da tarde, nos Moinhos de Vento, na séde da Sociedade de Atiradores, com o Fuss-ball Club Porto Alegrense.

A disputa do Wanderpreis que está em poder do Gremio, será entre o 1o. team deste e o 1o. team do Fuss-Ball Club Porto Alegrense.

É de esperar que a galhardia dos dous team attinja a altura de um principio.

Eis como estão organisados:

1o. Team do G. Foot Ball Porto Alegrense - Knewitz, Boore, Geyer, Deppermann, Blach, Koch, Brochado, Grimewald, Schroeder, StelezykKallfer.

1o. Team do Fuss Ball Club Porto Alegrense - Martan, Trein, Essers, Matte, Bugs, Schoeler, Heylmann, Hauser, Shauss, Bromberg, Campani.

Referee - Teoder Jacobi."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 07 de Março de 1906, pág. 02, col. 01-02

"Domingo ultimo, á tarde, no local onde funcciona a Sociedade dos Atiradores, nos Moinhos de Vento, realisou-se, como noticiamos, o match para disputa do Wanderpreiss entre o gremio Foot Ball Porto Alegrense e o Fuss-Ball Club Porto Alegrense.

Ás 3.40 horas, quando o referido local achava-se repleto de espectadores, notando-se grande numero de senhoras, foi dado o signal de saida.

Coube ao Fuss-Ball Club  o primeiro kick, cujo team atacou fortemente os seus adversarios, não se descuidando de serem rebatidas todas as bolas que se approximavam do goal.

Após curto intervallo, recomeçou a lucta.

Pelo team do Gremio foi feito forte ataque contra o goal adversario, conseguindo sustentar a bola perto do goal e sendo ali marcado até o terceiro.

Quasi ao terminar o tempo ainda conseguiu o team do Fuss-Ball marcar um goal, vencendo, porém, o Foot-Ball com tres goals contra um.

Ao se retirarem os jogadores do terreno foram muitissimo applaudidos pelo publico.

O presidente do Fuss-Ball fez em seguida entrega do premio ao vencedor da prova.

Até ás 9 horas da noite no local da Sociedade dos Atiradores foi festejada a victoria do Gremio Foot-Ball."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 08 de Maio de 1906, pág. 02, col. 04-05

Sobrenome Naves


"NAVES - Sobrenome português toponímico. É plural de nave. No antigo português, nave é 'terreno plano entre montanhas; terra baixa e plana'."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 08 de Outubro de 1993, pág. 02

Sobrenome Gram


"GRAM ou GRÃO - Sobrenome português. Tem origem em Estevão Annes de Gram, um dos cidadãos honrados de Lisboa, que ajudaram a defender o Reino de Portugal no tempo do rei Dom João I (1383-1433)."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 04 de Junho de 1992, pág. 02

Sobrenome Castelo Branco


"CASTELO BRANCO - Sobrenome toponímico com vertentes portuguesa e espanhola. Refere-se à cidade portuguesa homônima, habitada desde tempos imemoriais. Chamava-se Vila Franca de Cardosa e aos tempos de Fernando Sanches passou a denominar-se Castelo Branco. Foi amuralhada pelo rei Dom Dinis. Está vinculada à Ordem dos Templários. Foi cenário de violentas lutas religiosas, especialmente contra os judeus. Foi elevada a cidade pelo Marquês de Pombal em 1771. 

É das famílias ilustres do Reino de Portugal, e antiga... Procedem de Dom Gil Rodrigues de Castelbranco, senhor de Tormon, e das fortalezas de Castiel e Adamus, no Reino de Aragão.

Em Portugal o primeiro a usá-lo foi Vasco Paes de Castelo-Branco, em vista dos atos de bravura que praticou nessa localidade. Castelo Branco é sobrenome muito difundido.

Personalidades: Camilo Castelo Branco, um dos mais insignes escritores da língua portuguesa; Antônio de Azevedo Castelo Branco, político português e poeta (1843-1916); João de Lemos Seixas Castelo Branco, poeta português (1819-1890); Raquel Castelo Branco, escritora portuguesa (1890-1952); Humberto de Alencar Castelo Branco, general e ex-presidente do Brasil (1897-1967)."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 07 de Junho de 1991, pág. 03

Antonio Julio de Carvalho


"Hontem finou-se o conceituado commerciante d'esta praça cidadão Antonio Julio de Carvalho, socio da firma importadora Nogueira de Carvalho & C."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 15 de Agosto de 1891, pág. 01, col. 02
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...