quinta-feira, 9 de julho de 2020

Sobrenome Picoto


"PICOTO - Sobrenome português toponímico. Significa 'cume agudo de um monte'."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 19 de Novembro de 1993, pág. 02

Sobrenome Lisboa


"LISBOA - Sobrenome toponímico português. Provém do nome latino 'Olisiponna', que deriva as formas LISBONA, LISBÔA E LIXBOA. Denominada antigamente Olisipo. Como sobrenome, tem grandes portadores tanto em Portugal como no Brasil."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 16 de Julho de 1993, pág. 02

Sobrenome Caldas


"CALDAS - Sobrenome português e espanhol. Do latim 'calidas' - águas quentes. Fonte de águas térmicas, local de onde essas águas brotam. Numerosos acidentes geográficos e fontes de águas minerais se identificam por essa denominação no Brasil, em Portugal, na Espanha e nas regiões do antigo Império Espanhol.

Personalidades: Antônio Pereira de Souza Caldas, orador sacro e poeta brasileiro (1762-1814); Francisco José Caldas, matemático e naturalista colombiano (1771-1816); Vasco Rodrigues Caldas, vereador na Bahia no século XVI, explorador dos sertões; Breno Caldas, brilhante jornalista riograndense, diretor do Correio do Povo, no Rio Grande do Sul."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 06 de Novembro de 1990, pág. 03

André Henrique de Carvalho


"Registro mortuario

Em Sant'Anna do Rio dos Sinos falleceu, no dia 11 do corrente, o nosso co-religionario André Henrique de Carvalho, victima de cruel enfermidade que ha mezes o perseguia.

Ao enterro, feito com toda a solemnidade, compareceu grande numero de amigos do finado, que foi conduzido á mão da casa mortuaria até á igreja matriz.

Á sua respeitavel esposa, mãi e irmãos, bem como ao nosso amigo tenente-coronel Antonio Gomes de Carvalho, tio do finado, apresentamos os nossos pezames."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 16 de Maio de 1892, pág. 02, col. 03
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...