terça-feira, 11 de julho de 2017

Quando Pelotas tremeu...


Fonte: ROSA, Mário. Geografia de Pelotas. Pelotas/RS: Ed. UFPel, 1985, p. 35.

"O Dia em que Pelotas tremeu

Alguns fenômenos geológicos têm grande amplitude e por isso, por exemplo, não podemos ficar totalmente indiferentes ao que ocorreu na Cordilheira dos Andes. Afinal, em termos continentais, a região andina não fica muito distante de Pelotas.

É sabido que o surgimento dessas montanhas, na Era Terciária, modificou um pouco, rejuvenescendo, o relevo de Pelotas. Quanto aos dias atuais, sabe-se que Pelotas, como o Brasil, em geral, recebe ondas sísmicas refletidas dos terremotos que ocorrem nos Andes. Normalmente, são ondas muito suaves, só perceptíveis por sismógrafo. Excepcionalmente, em 1979, quando houve um terremoto em San Juan, Argentina, as ondas refletidas foram muito fortes e sentidas nitidamente em Pelotas, principalmente nos edifícios mais altos."

Obs.: não foi esta a última ocasião em que um terremoto na América do Sul reverberou na cidade de Pelotas. Recentemente, em 2015, um terremoto no Chile também foi sentido na Princesa do Sul, bem como em várias partes do estado do Rio Grande do Sul. Veja o link com a notícia: http://gaucha.clicrbs.com.br/rs/noticia-aberta/cidades-gauchas-registram-tremor-apos-terremoto-no-chile-147558.html


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...