sábado, 2 de outubro de 2021

Sobrenomes Poloneses - Parte 30

 



726. Dajer - aquele que dá, oferece, divide, empresta. É uma forma para cambista, operador monetário.

727. Dalba - sobrenome patronímico polonizado do nome alemão Dalbert. Também um patronímico do nome arcaico eslavo Dalibóg.

728. Dalidowski - sobrenome patronímico dos nomes eslavos Dalebor ou Dalemir.

729. Dalka - sobrenome que significa lugar distante, em referência a um local de habitação. Pode também ser um patronímico dos nomes eslavos Dalebor ou Dalemir.

730. Dam - sobrenome com duas etimologias, uma germânica, outra eslava. Como sobrenome germânico transportado para a língua polaca, conserva o significado de barragem, dique, barreira de contenção. Como sobrenome eslavo, é um patronímico dos nomes Damian (Damião em português), Damazy (Damásio em português) ou Adam (Adão em português).

731. Dambek - sobrenome patronímico do nome eslavo Dabek (no caso o "a" tem pronúncia típica anasalada). Dabek significa pequeno carvalho.

732. Damianski - sobrenome patronímico do nome Damian (Damião em português). Também um toponímico relativo à aldeia de Damianów, no antigo condado de Garwolin.

733. Damkowski - sobrenome patronímico do nome Damek, forma aliterada do nome Damian (Damião em português). Também pode ser um patronímico da forma Damke (também uma variante de Damian) encontrada na Silésia.

734. Damps, Dams - sobrenome patronímico dos nomes Damian (Damião em português), Damazy (Damásio em português) ou Adam (Adão em português).

735. Damreis - sobrenome patronímico do nome prussiano Dameris. Também toponímico associado a Damerau, nome alemão da vila de Dabrowa Chelminska, na Cujávia-Pomerânia.

736. Danecki, Danek, Daniel - sobrenome patronímico do nome Daniel.

737. Dangutt - sobrenome patronímico do nome prussiano Dangutis (formas alemãs Dangil, Dangele, Danicke).

738. Danielewski - um patronímico do nome Daniel ou um toponímico das seguintes localidades: a aldeia de Daniel, no antigo condado de Kalisz; a aldeia de Daniele, no antigo condado de Olecki.

739. Danilejka - sobrenome patronímico do nome Danilo ou Danill. Danilo ou Danill são variantes eslavas orientais do nome Daniel. Também pode ser um toponímico relativo a Danilla, aldeia no antigo condado de Anczawa.

740. Dankwart - sobrenome patronímico do nome alemão Dankwart.

741. Danowski - sobrenome toponímico relativo à aldeia de Danowo, no antigo condado de Szczuczyn. A particularidade deste sobrenome é que houveram herdades e castelos em outras partes da Europa Oriental, porque a família que primeiramente o usou no século XV, prosperou em diversas guerras e campanhas militares ao longo dos séculos. Por isso, o sobrenome pode tanto fazer referência à primitiva Danowo, bem como a um castelo Danowski, uma fazenda Danowski, etc.

742. Danczyszyn - sobrenome patronímico do nome Daniel. Pode ainda indicar um tipo de embarcação fluvial.

743. Danko - sobrenome patronímico do nome Daniel.

744. Dasiewicz - sobrenome patronímico dos nomes eslavos Dasz e Daszko.

745. Daul - sobrenome que significa vale, em alusão a um habitante deste lugar do relevo. Também um toponímico referente à extinta aldeia de Daulen, na região de Susz. Pode ainda indicar "servo por costume", indicando um tipo de camponês que, embora ligado a uma determinada gleba, não é obrigado a cumprir determinadas obrigações feudais diante de seu senhor.

746. Dawid, Dawidowicz - sobrenome patronímico do nome Dawid (David em português).

747. Dawidziuk - sobrenome patronímico do nome Dawid (David em português). Um toponímico relativo a Dawidy, nome de aldeia verificado nos antigos condados de Varsóvia, Radzynski, Konstantynów e Wladyslawowski.

748. Dabkiewicz - sobrenome patronímico do nome Dabek. Vide item 731. Também um toponímico atinente a Dabki, nome de aldeia verificado nos antigos condados de Sierpc, Lomza, Inowroclaw e Wyrzyski; Dabków, no antigo condado de Rypin; Dabkowice, no antigo condado de Lowicz.

749. Dabkowski - sobrenome toponímico concernente aos seguintes lugares: Dabki, nome de aldeia verificado nos antigos condados de Sierpc, Lomza, Inowroclaw e Wyrzyski; Dabków, no antigo condado de Rypin; Dabkowice, no antigo condado de Lowicz.

750. Dablowski - sobrenome toponímico relativo a Dabie, nome de aldeia verificado nos antigos condados de Garwolin, Kolo, Wloclawski, Leczyca, Czestochowa, Wielun, Lukowski, Janowski, Krasnystaw, Opatów, Wloszczowski, Piotelowski, Pielunski, Pielzenski e  Inowroclaw.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...