domingo, 25 de agosto de 2019

Histórico do Município de Nova Bassano/RS


"O município de Nova Bassano, denominou-se primeiramente, Bassano Del Grappa, em homenagem aos imigrantes italianos oriundos de Bassano-Norte da Itália-Província de Vicenza.

O povoado surgiu em 1891, com a colonização italiana em terras do estado. Até aquela data a região era habitada pelos índios Coroados que aos poucos foram se afastando do local. Os primeiros desbravadores, imigrantes, eram todos italianos, constituindo um grupo de 30 famílias. Antes de chegarem ao local, permaneceram uma temporada em Veranópolis. Após acamparem em um barracão construído a mando do governador, construído junto ao Arroio Santo Atanásio. Permaneceram ali, um ano, até que suas moradias fossem levantadas no local da atual cidade. Cada família recebeu 302.500 m2 de terras. Na época o loteamento pertencia ao município de Lagoa Vermelha. Em 15 de janeiro de 1898, Alfredo Chaves, hoje Veranópolis e Nova Bassano ficava como seu 2o. Distrito. Com o desenvolvimento do então distrito, foi criada uma comissão solicitando sua independência politica. Assim, em 23 de maio de 1964, pela Lei no 4.730, assinada pelo Governador Dr. Ildo Meneghetti, Nova Bassano passou a existir como município. A primeira eleição municipal foi realizada em 10 de janeiro de 1965, sendo escolhido o 1o. prefeito, o Sr. Felisberto Antonio Dalla Costa.

(...)

Atualmente a indústria metalúrgica é a maior geradora do desenvolvimento sócio-econômico de Nova Bassano. Na agroindústria há grandes plantações de hortigranjeiros, destacando-se a cultura do tomate, por isso é considerada a Capital do tomate.

O setor comercial da cidade possui um plantel diversificado de estabelecimentos."

Fonte: ATLÂNTICO (RS), 16 de Novembro de 1998, pág. 07


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...