domingo, 23 de fevereiro de 2020

Sobrenome Espínola


"ESPÍNOLA - Sobrenome documentado em Portugal desde o século XIV. Poderia ser o diminutivo de 'spina' - termo latino que significa 'espinho'.

Os Espínolas procedem de Luciano Espínola, que passou de Gênova a este reino pelos anos de 1513.

ESPÍNDOLA - Variante de Espínola. Nas décadas de João de Barros encontra-se a forma SPÍNDOLA."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 19 de Setembro de 1991, pág. 02 

Sobrenome Câmara


"CÂMARA - Pode ser um topônimo ou então se originar de 'homem da Câmara del-Rei'. Neste segundo caso, seria de origem nobre.

Do latim 'Camera' ou "Camara', pelo grego 'Kámara'. (...) Em latim, 'camera' significa epíteto abobadado.

Os Câmaras procedem de João Gonçalves Zarco, cavaleiro da Casa do Infante Dom Henrique, filho do rei Dom João I, por cuja ordem descobriu a Ilha da Madeira. O rei Dom Afonso V, em Santarém, no ano de 1460, deu as armas ao sobredito João Gonçalves Zarco, com o apelido de Câmara de Lobos, derivado de uma lapa trilhada de lobos, em que entrou primeiro, quando saiu na ilha, que então deu este nome. A mapa era muito espessa com uma grande lapa, ao modo de câmara abobada, perto do mar. Aí se aproximavam lobos marinhos, e, por isso, o lugar foi chamado Câmara de Lobos (conforme estudos de João de Barros, historiador português).

Personalidades: Eugênia Infante da Câmara, atriz portuguesa (1837-1879); João da Câmara, poeta e autor dramático português (1852-1879); José Paulino da Câmara, advogado brasileiro, organizou batalhões de Voluntários na Guerra do Paraguai, tendo participado da mesma, vítima de febres tropicais, não quis abandonar seu posto de combate (1838-1866); Luís Gonçalves da Câmara, jesuíta português, preceptor de Dom Sebastião I (1518-1575); Manuel Arruda da Câmara, botânico, entomologista, médico e filósofo brasileiro (1752-1810); Xisto da Câmara, político espanhol (1825-1859)."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 12 de Novembro de 1990, pág. 03

José Carlos Aveiro


"Fallecimento

No Rio Grande falleceu o cidadão José Carlos Aveiro, guarda da alfandega d'aquella cidade.

Apresentamos os nossos pezames ao genro do finado, cidadão Antonio Tavares Leiria Primo, nosso co-religionario e empregado das officinas typographicas d'esta cidade."


Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 26 de Maio de 1891, pág. 01, col. 06
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...