domingo, 1 de dezembro de 2019

Campo dos Bugres


"Campo dos Bugres foi a denominação dada por exploradores a uma clareira aberta em plena mata do Nordeste do Rio Grande do Sul, onde surgiu a atual cidade de Caxias do Sul.

Localizava-se no espaço entre as ruas Olavo Bilac, Feijó Júnior, Ernesto Alves e Marechal Floriano.

As primeiras referências encontram-se, no tocante a região em publicações atribuídas ao Cel. Afonso Mabile que, prisioneiro dos índios Coroados, deve ter por aí transitado, acompanhando seus captores.

Em março d 1964, bem antes, portanto, da vinda dos imigrantes italianos, Antônio Machado de Souza, acompanhado por um grupo de exploradores, com destino aos Campos de Cima da Serra. Passou por ele e deixou uma descrição minuciosa, comprovando a existência de ranchos e de dois Cemitérios.

O 'Campo dos Bugres' situava-se no caminho do Taiaçuapé, isto é, caminho do porco do mato imemoravelmente utilizado pelos indígenas em suas viagens. Desse período, ficaram restos arqueológicos de um cemitério que, à chegada dos imigrantes deveria ter centenas de anos.

O 'Campo dos Bugres' estava privilegiadamente situado, sendo muito fácil a sua defesa, mesmo em tempo de inverno, uma vez que se localizava no divisor de águas entre o Rio das Antas e o rio Caí.

Segundo informações do Jesuítas, os indígenas que se encontravam na região, total ou parcialmente ficaram aprisionados por Antônio Raposo Tavares, por volta de 1636. Foram conduzidos a São Paulo e aí encaminhados às plantações de cana-de-açúcar. Os índios que eventualmente aqui ficaram, fundiram-se com os Coroados (ou Caigangues), que pelo fim do século XVII devem ter vindo de Santa Catarina.

'Campo dos Bugres' não era local de residência permanente. A ele voltavam os indígenas de tempos em tempos.

Foi no 'Campo dos Bugres' que se estabeleceram os primeiros civilizados, entre os quais Generoso Mainardo Cardoso e Pedro Pinto Guerreiro.

Antônio Machado de Souza, tido como descobridor do 'Campo dos Bugres', era um grande entusiasta dos Campos de Cima da Serra. Trajava-se preferencialmente à gaúcha, sendo a fotografia conhecida com poncho.

'Campo dos Bugres' transformou-se na 'Colônia de Caxias', e por ai passaram, durante dezenas de anos, os comerciantes que de Cima da Serra, se dirigiam a Feliz ou São Sebastião do Caí, e daí a Porto Alegre.

Representa um dos caminhos tradicionais do Rio Grande do Sul, desde épocas remotas."

Fonte: ATLÂNTICO (RS), 08 de Março de 1999, pág. 04-05
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...