quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

João do Prado Fagundes


"Registro mortuario

(...)

No dia 7 do corrente falleceu em S. Gabriel o tenente-coronel João do Prado Fagundes, conselheiro municipal.

O finado foi um cidadão que prestou relevantes serviços á patria na campanha que, como official do exercito e depois da guarda nacional, fez contra o Rosas e o governo do Paraguay, desempenhando importantes commissões no 2o. corpo do exercito ao mando do general Osorio.

Diz a Patria Nova que, ao regressar ao Brasil o tenente-coronel Fagundes alliou-se ao partido liberal e d'elle afastou-se quando deu-se a scisão entre Gaspar Martins e Osorio, conservando-se, porém, sempre fiel aos raros companheiros politicos do general.

Com a morte d'este retirou-se completamente da politica.

Quando deu-se o advento da Republica voltou novamente á vida publica, alistando-se nas fileiras do partido republicano, trabalhando activamente para a consolidação da Patria livre.

Ha um mez e tanto viera de sua fazenda para a cidade, por motivo de molestia em pessoa de sua familia e infelizmente ali aggravaram-se-lhe antigos padecimentos, dos quaes veiu a fallecer.

- Á familia do finado apresentamos os nossos pezames."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 18 de Janeiro de 1893, pág. 02, col. 03


Sublevação em Catalão


"Goyaz

Telegramma d' O Paiz refere o seguinte:

'O correio de Catalão trouxe cartas narrando ter rebentado revolução n'aquella cidade contra o senador Paranhos e sua família.

A provocação ao que consta, partiu d'estes, que fizeram fogo sobre os grupos da parcialidade que lhes é adversa. O povo armado e aquartelado em cinco differentes posições que sitiavam os contrarios, respondeu com um fogo tão vivo, que os soldados debandaram, não podendo a gente dos Paranhos sustentar o combate, que, entretanto, durou mais de uma hora.

Esta occorrencia deu-se a 16 do corrente, provocando-a a prisão do capitão Carlos de Andrade, negociante muito considerado, a quem o senador Paranhos e sua familia são desaffectos.

O conego Luiz Costa, vigario da freguezia, no intuito de prevenir maior derramamento de sangue, empunhou uma bandeira branca, pedindo paz e foi attendido.

Por esta occasião declarou elle que toda a familia Paranhos, o destacamento e respectivo tenente commandante, verdadeiros instrumentos de oppressão do povo, na sua phrase, retirar-se-iam da cidade.

Seguiram, com effeito, para a fazenda do tenente-coronel João Cerqueira, acompanhados pelo juiz de direito da comarca.

No prolongado tiroteio a que nos referimos, não morreu ninguem. A casa do senador Paranhos ficou bastante estragada pelas balas.

Ás 10 horas da manhã de 17 do corrente, grande massa popular dirigiu-se á intendencia, e ahi hasteou o pavilhão nacional e um outro symbolo da liberdade.

Á ultima hora a cidade estava em completa paz."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 18 de Janeiro de 1893, pág. 01, col. 05

Corridas na Redenção


"Diversões

Para amanhã annunciam-se:

Uma diversão nova para esta capital: ao meio dia será inaugurado, no campo da Redempção, o prado Avenida.

Trata-se de corridas a pé, estando organisados, para amanhã, seis pareos.

O divertimento, que promette muito, é consagrado á mocidade.

Lá estaremos, para corresponder á gentileza do convite que nos foi endereçado.

O programma respectivo está publicado n'esta folha."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 03 de Setembro de 1892, pág. 02, col. 01
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...