domingo, 7 de julho de 2019

Sobrenome Abade


"A maioria dos consultados afirmam que o sobrenome Abad, Abade ou Abades, que seria o mesmo com derivações, provém do senhorio de Vizcaya, sendo um dos mais antigos do mesmo. A casa principal estava localizada no vale de Gordejuela, nos campos cultivados de Cestona. Em Aragão, os 'Abades', descendentes de Dom Pedro Abad, foram autorizados pelo rei Jaime I de Aragão a mudar suas armas originais. O ramo de Abad/Abade de Gordejuela foi estendido para várias cidades de Aragão e Valência, quando Jaime I iniciou sua campanha de conquista nestas regiões no século XIII.

Outros Abad/Abade tinham solares em Jaca, em Biescas de Tena (distribuídas entre Lopórzano e Alagón), e outras na aldeia de Garcipollera, com fileiras na cidade de Jaca. Palmerio Abad procedeu da casa do Valle de Tena, que nos tempos do rei Dom Pedro de Aragão, fundou a casa das Duas Sicílias. Um descendente dele, chamado Pero Abad, morreu em Nápoles, Itália, tendo desempenhado distintos trabalhos de serviço real.

Quanto à etimologia e significado do nome Abad, o linguista Gutierre Tibón, diz que deriva da palavra latina 'abbas' ou 'abbatis', que dentro do contexto histórico, significa 'pai' - isto é o 'pai' superior de um mosteiro. Todavia alguns filólogos bascos afirmam que o termo 'aba' significa 'maciço montanhoso cuja extensão desce à planície' e também figurativamente 'ancestral'."

Fonte adaptada: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Agramonte


"Agramonte é um sobrenome que provavelmente deriva de Agramont ou Agramunt - mais antigos. Agramont é um nome toponímico da área de Navarra e é relacionado a palavra Agramontes. Agramont significa 'montanha esculpida'. Essa linhagem tem origem em Navarra no século XII.

Na Catalunha, o nome de lugar Agramunt, no município de Lleida, é conservado ainda nos dias de hoje.

Os Agramonteses eram defensores da antiga nobreza de Agramont. Esta linhagem aparece pela primeira vez no início do século XII com Sancho VII, o Forte de Navarra.

Dom Carlos II concedeu pela primeira vez o título de Conde de Agramonte de Valdecabriel (província de Teruel), em 12 de agosto dde 1690."

Fonte: Juizo del Nobiliario en España. Madrid, 1962.

Sobrenome Siqueira


"Siqueira, Sequeira, Sequerra - é um sobrenome da região de La Coruña, Espanha. Há registros de um Brás Siqueira no Espírito Santo em 1694. 

As variáveis do nome são; Sequeira e Sequeros. Em português, de acordo com Ferreira et al., 1994, o nome significa o local sem (ou falta de) água, seco. Existe outro significado para o nome 'siqueira' como 'sekher' que significa 'açude' em português (reservatório de água). A origem de 'sekher' é hebraica. Acredita-se que o nome Sequeros venha da região de Salamanca, ou Esquerra, situada na província de La Coruña, ambas na Espanha. Em 1279 eles já estavam usando a alcunha como família Esquerra. 

No século XIV, Ben Esquerra era conhecido e no século XVII foram utilizadas as variantes de Sequeira, Sequerra e Sequeyra. No sul de Portugal - na localidade de Faro, os cemitérios judaicos têm nomes da família Sequeira. Havia numerosas famílias judias em Portugal, no entanto, quando a inquisição foi introduzida, aqueles que conseguiram escapar ou imigrar para países europeus mais tolerantes ou para as Américas. 

Siqueira foi um dos nomes mais importantes mencionados entre os judeus migrantes na América. Um deles era um físico chamado Isaac Henriquez Sequeira (1738-1816), o outro era de medicina - o Dr. John de Sequeyra (1712-1795), que viveu na colônia de Williamsburg, na Virgínia, Estados Unidos. O Dr. John praticou medicina durante 50 anos e foi responsável pela introdução e uso do tomate como alimento, visto que era considerado uma flor e não um vegetal. 

A família Sequeira foi também uma das primeiras famílias a instalar-se em São Jorge - Ilha dos Açores. "

Fonte: Familypedia

Sobrenome Villanueva


"O sobrenome VILLANUEVA teve origem na Catalunha, no nordeste da Espanha, e está registrado lá no início do século XI. O nome se espalhou para o oeste (Aragão e outras partes da Espanha) durante o final da Idade Média. Hoje o sobrenome Villanueva é encontrado em todo o mundo de língua espanhola e partes do mundo de língua inglesa, particularmente Estados Unidos, Inglaterra e Austrália."

Fonte: Familypedia

Sobrenome Zambrano


"Zambrano é um sobrenome de origem basca. Os membros desta família desempenharam um papel proeminente através da história da Espanha e das Américas.

Zambrana ou Zambrano vem da palavra soberano.

A família Zambrano originou-se nas montanhas de Biscaia. Piferrer registra que o primeiro a ter este nome foi Fortun Sanchez.

Francisco Zazo y Rosillo, o Cronista dos Braços de Felipe V da Espanha, narrou a linhagem da família Zambrano desde as suas origens na aldeia de Zambrana na província de Guizpúzcoa no que era na época o Reino de Castela. Esta origem castelhana é refletida no brasão da família Zambrano, que apresenta o sigilo do castelo de Castela, juntamente com o sigilo da rosa de Reus. O progenitor desta linha foi Ochoa de Zambraos, que serviu como cavaleiro para os Reis Católicos. Zazo prossegue para traçar a linhagem através de cinco gerações (e a eventual evolução do nome de Zambraos para Zambrano), observando a propagação da família para Flandres, Úbeda, Málaga, Antequera e La Rioja, e o serviço da família para Felipe I de Castela, Carlos V de Flandres e Felipe II da Espanha.

A vila de Zambrana foi batizada em homenagem à família Zambrano, que recebeu uma concessão de terras naquela região por Dom Sancho em 1058.

O Estado Militar de España era um registro anual do status de assuntos militares da Espanha, incluindo a listagem de ordens especiais de honra militar, incluindo a Ordem de Santigo, a Ordem de Calatrava, a Ordem de Alcântara e a Ordem de Montesa. O nome Zambrano pode ser encontrado frequentemente entre esses registros."

Fonte: Familypedia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...