domingo, 2 de outubro de 2022

Sobrenome Bösger



BÖSGER, BOESGER, BOSGER, BOESIGER, BOESGER, POSGER, PÖSGER, POESGER, POESIGER, entre outras variantes - há duas possibilidades para este sobrenome:


1. Pode ser uma variação dialetal do sul da Alemanha e Suíça para Boscher que significa aquele que vive numa floresta, num bosque, numa área silvestre.

2. Pode estar relacionado ao termo corrente no norte da Alemanha e Escandinávia "pösig" que significa inchado, volumoso, corpulento, grande em largura, indicando assim um aspecto corporal. 

Sobrenome Feltes



Se tomarmos como uma aliteração do substantivo alemão feldt que significa campo. Feldes ou Feltes são sobrenomes que significam campos, áreas cultiváveis sob usufruto de alguém ou simplesmente uma denominação toponímica como dos campos, da área dos campos (em oposição à uma área montanhosa ou pantanosa). Feldes e Feltes são verificados em zonas do baixo-alemão com esse significado.

Entretanto, Feldes e Feltes podem ainda significar tão somente feltro e corresponder a um tecido formado por processo de calandragem. Não é o mesmo feltro moderno, mas obedecia a um processo semelhante de fabricação.

Por fim, no dialeto do Sarre, Feltes, Felte, Felde, Feldes são formas consideradas patronímicas do nome Valentin (Valentim em português).

As maiores concentrações do sobrenome estão no Sarre, Renânia-Palatinado, Hesse e Renânia do Norte-Vestfália. 

Sobrenome Kahlbann



KAHLBANN é variante de KAHLBAUM que quer dizer árvore calva. É um toponímico relacionado a uma aldeia extinta que existiu até o século XIX nas proximidades de Hamburgo, no norte da Alemanha. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...